Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Federais podem contratar quatro mil professores
Início do conteúdo da página
Educação básica

Escolha de livros para bibliotecas escolares começa no dia 9

  • Terça-feira, 06 de setembro de 2005, 13h12
  • Última atualização em Segunda-feira, 14 de maio de 2007, 12h24

Começa na próxima sexta-feira, 9, e prossegue até 19 de setembro a escolha do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Neste período, todos os professores e diretores das 136.934 escolas públicas brasileiras de 1ª a 4ª série do ensino fundamental irão selecionar, entre 15 acervos, livros que serão enviados às suas bibliotecas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). A escolha deve ser feita via internet, na página eletrônica do FNDE.

Os 15 acervos são compostos por obras de vários gêneros literários e tipos de texto, desde poesias, quadras, parlendas e cantigas, passando por contos, crônicas, teatro, textos de tradição popular, mitologia, lendas, fábulas, apólogos, contos de fadas e adivinhas. Também estão incluídos livros de imagem e novelas (clássicos, terror, aventura, suspense, amor e humor). Não foram incluídas nos acervos obras adquiridas nas edições de 2001, 2002 e 2003 do PNBE, a fim de aumentar o número de títulos à disposição da comunidade escolar.

Níveis de dificuldade – “Além de abranger diversos gêneros, os acervos possuem obras de diferentes níveis de dificuldade, para que os alunos tenham acesso tanto a textos com autonomia de leitura quanto a livros que devem ser lidos com a mediação dos professores”, diz o presidente do FNDE, José Henrique Paim Fernandes.

Cada escola será contemplada segundo o número de matrículas registradas no censo escolar. Instituições com até 150 alunos receberão um acervo com 20 títulos. Escolas com 151 a 700 alunos, dois acervos com 20 títulos cada um, totalizando 40 títulos. Já as que possuem mais de 700 alunos terão direito a cinco acervos compostos de 20 títulos cada um, num total de cem títulos. Dessa forma, os 16.990.818 alunos das 136.934 escolas públicas receberão um total de 3.575.160 livros.

Após a escolha, o FNDE vai negociar a compra das obras com as editoras. A distribuição começa ainda em 2005, estendendo-se até o primeiro semestre de 2006.

A avaliação e seleção dos títulos são de responsabilidade da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), como prevê o art. 3º da Resolução nº 58, de 23 de dezembro de 2004. Em caso de dúvida sobre os livros selecionados, entrar em contato com a SEB pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. (Assessoria de Comunicação Social do FNDE)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página