Inscrição para o Prêmio Ciências termina nesta sexta
As escolas públicas têm até esta sexta-feira, 30, para se inscrever no 2º Prêmio Ciências do Ensino Médio. Serão premiados três projetos na categoria nacional, com R$ 60 mil cada um, e um projeto de cada estado e do Distrito Federal, com R$ 20 mil.
Este é o segundo ano do prêmio, criado para estimular projetos pedagógicos voltados para o aperfeiçoamento do aprendizado das ciências da natureza e matemática. Um dos critérios de avaliação é o estabelecimento de uma relação entre esses conhecimentos e os problemas da comunidade. Ações solidárias entre os participantes do projeto, a comunidade escolar e comunidade local também serão pontuadas.
Para a diretora de Políticas de Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), Lúcia Lodi, o projeto “deve ser coletivo, envolvendo os alunos e professores de diferentes disciplinas. O projeto também deve estar ligado a uma situação problema”, afirma. E concluiu: “O que pretendemos é que o desenvolvimento do projeto tenha relevância também do ponto de vista social. Deve contar com a participação da comunidade local, além da comunidade escolar”.
Desta vez todas as escolas públicas, ou grupo de escolas, que oferecem ensino médio, mesmo com número reduzido de turmas, podem participar. As escolas públicas federais, como os colégios militares, o Colégio Pedro II do Rio de Janeiro, e as instituições federais de educação profissional com ensino médio regular também foram incluídas nesta segunda edição.
A Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Vicente Freitas, em Pombal, na Paraíba, foi a vencedora da categoria nacional no ano passado. Alunos e professores se uniram para construir um projeto que apontasse soluções para diminuir a quantidade de lixo jogado no Rio Piancó, que cruza a cidade. O trabalho envolveu oito professores das diversas disciplinas.
A professora Severina Bezerra explica que foi feito um trabalho de conscientização, para sensibilizar as pessoas sobre o problema ambiental. “Também trabalhamos o protagonismo juvenil, onde o aluno preparava peças teatrais envolvendo a poluição e passava para outras escolas também, até para as particulares. A escola toda participa das atividades: dentro da escola, numa visita ao rio, nas panfletagens, nas caminhadas.”
Juliana Inocêncio, estudante do 3º ano da escola Monsenhor Vicente Freitas, fica satisfeita quando consegue convencer as pessoas a não poluírem o Rio Piancó. “Quando eu vou para o rio e vejo alguém fazendo alguma coisa errada, eu converso com ela e ela assume o erro. Eu gosto disso: quando a pessoa assume que errou e muda.”
Inscrições - As inscrições devem ser feitas pessoalmente no MEC, das 8h30 às 17h30, ou encaminhadas por meio de Sedex, valendo a data de postagem. O endereço é: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Esplanada dos Ministérios, Bloco L, 5º andar, CEP 70047-900 – Brasília (DF). (Assessoria de Imprensa da SEB)