Lista da segunda fase da Olimpíada de Matemática sairá sexta-feira
Será divulgado na sexta-feira, 23, a lista com os aprovados para a segunda fase da 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que ocorrerá no dia 8 de outubro. Participam da prova discursiva somente 5% dos alunos com melhor classificação na primeira fase, que ocorreu no mês passado. No início de novembro, será publicado o resultado final e os alunos receberão as medalhas em Brasília.
Cerca de 10,5 milhões de estudantes de 5ª a 8ª série do ensino fundamental e médio estão participando da competição, que mobilizou 31.028 escolas do país, o que representa 52% do total de escolas da rede pública. “A Obmep cria um ambiente mais positivo para o ensino da matemática, que é uma disciplina marcada por muito preconceito. Os alunos já entram na sala de aula achando que não vão aprender. A competição é uma oportunidade para descobrir aptidões e desenvolver o talento na área, com as bolsas para os alunos melhor colocados e o reconhecimento para o trabalho dos professores, que também recebem bolsas para se aperfeiçoar”, afirma Lúcia Lodi, diretora de Políticas do Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC).
Serão distribuídas 1.110 medalhas nas categorias ouro (300), prata (405) e bronze (405), além de 30 mil certificados de menção honrosa e 2.001 bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os professores dos 100 melhores alunos também serão premiados. Eles ganharão estágio de 15 dias no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). E os municípios com maior número de alunos com medalhas ganharão quadras de esportes, patrocinadas pelo Ministério dos Esportes.
A olimpíada é uma iniciativa do MEC e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e tem como parceiros executores a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e o Impa. Mais informações sobre a competição na página eletrônica da olimpíada.
Repórter: Raquel Maranhão Sá