MEC fortalece gestão na educação municipal
Fortalecer a gestão dos sistemas de ensino e as políticas direcionadas para a qualidade da educação básica é o objetivo do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação (Pradime), desenvolvido pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC). Secretários e dirigentes de todo o país fazem o curso básico, cujos temas são apresentados em palestras e oficinas. O próximo curso tem início na terça-feira, dia 5, em Florianópolis, e se estenderá até sexta, 8. No dia 12, o programa chega a Belo Horizonte e se prolongará até o dia 15.
Na pauta do programa estão o Fundo da Educação Básica (Fundeb), a importância da implementação do Plano Municipal de Educação, o financiamento e a gestão democrática do ensino, a avaliação de políticas educacionais, a gestão de recursos materiais e a valorização dos trabalhadores em educação. O projeto-piloto do Pradime foi lançado em setembro de 2005, em Brasília, com gestores dos municípios de Goiás. Desde então, o curso básico oferecido tem chegado a várias regiões. “Os dirigentes têm uma função estratégica para o País”, disse o titular da SEB, Francisco das Chagas Fernandes.
Antes de começar o curso, os participantes recebem o kit Pradime, com três livros-texto, três cadernos de oficinas, um de transparências e um guia de programas para os municípios. O Pradime oferece informações e instrumentos de apoio à gestão não encontrados, por exemplo, em cursos universitários.
Encontros — Nos encontros presenciais, são abordados nove temas, que unem teoria e prática. A convivência entre os participantes é estreita. São oportunidades para todos se conhecerem e trocarem experiências. Outra ação do Pradime é o curso a distância, que aprofunda os temas já trabalhados nos cursos presenciais, com textos, exercícios, informações sobre legislação educacional, procedimentos da administração pública e programas governamentais.
No Pradime, o Ministério da Educação conta com a parceria da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI), do Banco Mundial, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Mais informações pelo telefone (61) 3226-2682.
Súsan Faria