Lançado em Brasília o 36º Congresso da Ubes
O 36º Congresso da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) foi lançado nesta quarta-feira, 30, em Brasília. Considerado o maior fórum de deliberação dos estudantes secundaristas brasileiros, o Conubes será realizado de 8 a 11 de dezembro.
A cada dois anos, o congresso reúne os estudantes em torno de uma ampla programação de debates, plenárias, atos públicos e atividades culturais. “É no Conubes que os estudantes aprovam as bandeiras de luta para a entidade”, afirma o presidente da Ubes, Marcelo Gavião.
Milhares de estudantes de todo o Brasil estão se mobilizando nas etapas estaduais preparatórias, que já estão acontecendo nos 27 estados da Federação. As etapas estaduais terminam no próximo dia 4. “Essas etapas são uma forma de valorização das discussões locais, de aumentar a participação do estudante na sociedade. Nelas, deverão se reunir milhares de estudantes em torno da luta em defesa da educação brasileira”, explica Gavião.
Representou o Ministério da Educação no lançamento o chefe de gabinete da Secretaria Executiva, Alberto Kopittke (de microfone na foto, ao lado de Kátia Souto, do Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde, e Marcelo Gavião). Para Alberto, o Conubes é um momento muito importante de debate e construção da luta dos estudantes pela qualidade na educação pública.
“A Ubes tem representado um papel de grande relevância, defendendo e propondo ações concretas para democratização das universidades federais, como na luta pela reserva de 50% de vagas para os estudantes das escolas públicas”, afirmou.
Também estiveram presentes diretores da Ubes, representantes de movimentos sociais, personalidades, intelectuais, parlamentares e estudantes.
Repórter: Cristiano Bastos
Confira a programação