Especialistas debatem desafios dos anos finais do fundamental
Os desafios dos anos finais do ensino fundamental são inúmeros. Para debater o que as escolas podem fazer para engajar e envolver os adolescentes, será realizado, nos dias 27 e 28 de setembro, em Brasília, o Seminário Internacional Desafios e Oportunidades para os Anos Finais do Ensino Fundamental no Brasil. O encontro também abordará as políticas públicas que podem suavizar a transição dos anos finais do ensino fundamental para o ensino médio e como os sistemas educacionais podem garantir uma aprendizagem equitativa.
O seminário é promovido pelo MEC em parceria com o Banco Mundial, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Instituto Inspirare. Cerca de 150 pessoas de diversas áreas da educação são esperadas, entre secretários estaduais e municipais de educação, órgãos como a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), coordenadores de ensino fundamental, fundações de apoio à qualidade do ensino, jornalistas e diversos especialistas em educação.
Serão realizadas mesas e rodadas de discussão com compartilhamento de resultados, painéis, palestras e pílulas, que trazem exposições curtas, de 15 minutos, de experiências bem-sucedidas ou inovadoras para motivar e inspirar os debates. De acordo com a coordenadora-geral do Ensino Fundamental do MEC, Aricélia Ribeiro do Nascimento, uma agenda de ações será apresentada por meio das experiências nacionais e internacionais bem-sucedidas.
“É um seminário com característica de reunião técnica de trabalho. Tem conferências e rodadas para que a gente possa pensar em políticas públicas para os anos finais do ensino fundamental. A expectativa é que a gente saia com a perspectiva de agenda para implementação e que possa auxiliar, inclusive, na implantação da Base Nacional Comum Curricular”, adianta.
Assessoria de Comunicação Social