Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Inep libera resultado provisório da prova escrita do Revalida 2017
Início do conteúdo da página
Avaliação

Coordenadores estaduais do Saeb participam de capacitação

  • Segunda-feira, 25 de setembro de 2017, 16h34
  • Última atualização em Segunda-feira, 25 de setembro de 2017, 16h34

Teve início nesta segunda-feira, 25, a capacitação voltada aos coordenadores estaduais do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017. O curso, oferecido pelo consórcio contratado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vai até esta terça-feira, 26, no Rio de Janeiro.

O Saeb foi ampliado este ano, com a inclusão dos alunos do terceiro ano do ensino médio da rede pública, de forma censitária, e das escolas particulares por adesão. Assim, os instrumentos de diagnóstico serão aplicados para um universo de 7,5 milhões de estudantes, de 115 mil escolas, entre 23 de outubro e 3 de novembro.

A presidente do Inep, Maria Inês Fini, participou da abertura da capacitação por meio de videoconferência. “O Saeb ganha uma condição especial em 2017. Abrimos a possibilidade de a avaliação ser feita de forma mais abrangente. E, em uma ação apoiada pelas equipes técnicas do Inep, conseguimos passar do Exame Nacional do Ensino Médio [Enem], para o Saeb, a perspectiva do boletim da escola. O Saeb tem instrumentos mais adequados para a avaliação da qualidade da educação ofertada nos sistemas de educação e nas escolas brasileiras”, destacou.

Durante a abertura da capacitação, o Inep lançou a Cartilha da Escola, com instruções para aplicação dos instrumentos do Saeb. O documento visa informar os diretores sobre as características do exame. Por meio de um passo a passo, a intenção é orientar sobre todas as etapas previstas: agendamento, chegada do aplicador na escola, aplicação dos instrumentos da avaliação e a pós-aplicação.

Além da capacitação presencial, os coordenadores estaduais do Saeb precisam fazer uma a distância. O módulo ficará disponível de 25 de setembro a 8 de outubro. Subcoordenadores, coordenadores de polo e apoio logístico devem fazer o mesmo treinamento. Já para os aplicadores do Saeb, o módulo de capacitação a distância estará aberto de 2 a 22 de outubro.

Avaliação – Composto por três avaliações externas aplicadas em larga escala, o principal objetivo do Saeb é diagnosticar a educação básica do Brasil. O resultado dessas avaliações é usado para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado a cada dois anos. Ao unir o desempenho dos alunos no Saeb aos dados de fluxo do Censo Escolar, o Ideb fornece indícios sobre a qualidade de ensino oferecido nas escolas de todo o país.

A partir de 2017, todas as escolas que participarem da aplicação censitária do Saeb e que cumprirem critérios determinados terão seu Ideb calculado. A ampliação do público avaliado pelo Saeb, associada ao encerramento da divulgação do Enem por Escola, permitirão uma avaliação mais ajustada das instituições de ensino brasileiras. Com base nesse índice educacional e nas evidências trazidas por ele, as escolas e os sistemas poderão formular ou reformular suas políticas educacionais em uma busca constante pela melhoria da qualidade, equidade e eficiência do ensino.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep

 

Assunto(s): saeb , avaliação , capacitação
X
Fim do conteúdo da página