Prêmio literário busca jovens escritores
A Associação do Prêmio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro, de Portugal, está em busca de jovens escritores brasileiros e portugueses. Para isso, abriu inscrições para a terceira edição do prêmio realizado pela associação. Podem concorrer estudantes brasileiros e portugueses residentes no Brasil. Os trabalhos serão divididos por faixa etária (de 12 a 15 anos e de 16 a 20 anos) e por categoria (poesia e prosa). Os quatro ganhadores receberão 200 euros e obras do escritor português José Maria Ferreira de Castro.
O objetivo é reforçar a ligação entre os dois países por meio da literatura. “Por conta da compreensão que temos da língua, podem surgir intercâmbios entre jovens brasileiros e portugueses, além de dar projeção internacional aos trabalhos. Uma editora portuguesa pode se interessar em publicar o trabalho de um estudante brasileiro”, conta Vítor Amorim, presidente da associação responsável pelo prêmio.
No ano passado, concorreram 305 estudantes de todo o Brasil. A expectativa é que este ano o número de participantes seja maior. Os candidatos podem concorrer com mais de um trabalho. O único pré-requisito é que os textos sejam originais. Eles devem ser encaminhados para a Associação do Prêmio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro (R. Dr. Silva Lima – Lações de Cima, CEP 3720-298 – Oliveira de Azeméis – Portugal), até 30 de junho.
Deverão ser enviadas cinco cópias dos trabalhos, assinados sob pseudônimos. Os concorrentes devem mandar também uma cópia da carteira de identidade e indicar o endereço, telefone e a escola que freqüentam.
A partir de 30 de novembro será publicada a lista com o nome dos vencedores na página eletrônica do prêmio, onde também podem ser obtidas mais informações e está disponível o edital.
Repórter: Raquel Maranhão Sá