Literatura para Todos chega às bibliotecas públicas
A coleção Literatura para Todos, formada por dez títulos que vão da crônica à poesia, entre outros gêneros, será distribuída para 4.690 bibliotecas que integram o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, controlado pela Biblioteca Nacional. Cada biblioteca receberá duas coleções. Ao todo, o Ministério da Educação entregará cerca de 9.300 volumes. A distribuição será feita por via postal a partir do dia 15 de janeiro.
“A ação faz parte da política de levar literatura de qualidade para todos, inclusive aos usuários das bibliotecas públicas”, explica o coordenador-geral de Alfabetização da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), Tancredo Maia Filho.
Segundo Tancredo, os livros são direcionados para quem está aprendendo a ler e escrever, especialmente jovens com mais de 15 anos e adultos recém-alfabetizados. A coleção abrange sete gêneros literários: teatro, novela, conto, crônica, biografia, tradição oral e poesia.
Títulos — Os títulos que compõem a coleção Literatura para Todos são Família composta (peça de teatro), de Domingos Pellegrini (PR); Madalena (novela), de Cristiane Dantas Costa (RJ); Cabelos molhados (conto), de Luís Pimentel (RJ); Cobras em compota (conto), de Ana Cristina Araújo Ayer de Oliveira/Índigo (SP); Quando o gosto pela leitura (crônica), de Paulo César Dias Rodrigues (RS); Léo, o pardo (biografia), de Rinaldo Santos Teixeira (SP); Batata cozida, mingau de cará (tradição oral), de Eloí Elizabete Bocheco (SC); Caravela (redescobrimento) (poesia), de Gabriel Bicalho (MG); Entre as junturas dos ossos (poesia), de Vera Lúcia de Oliveira; Abraão e as frutas (poesia), de Luciana de Mendonça (RJ).
Cristiano Bastos