Pradime terá encontros em Cuiabá e Belém
A Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) realiza em fevereiro, em Cuiabá (MT) e em Belém (PA), dois encontros do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação (Pradime).
De 7 a 10 de fevereiro, a reunião será em Cuiabá para os 219 secretários municipais de educação de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; e de 14 a 17, em Belém, o Pradime será oferecido aos 159 secretários municipais do Pará e do Amapá. A ficha de inscrição está na página eletrônica da SEB. Informações também pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
O objetivo do Pradime é formar os dirigentes municipais de educação para fortalecer sua atuação na gestão pública. Para atender a essa finalidade, a Diretoria de Projetos Educacionais da SEB, em parceria com a Diretoria de Programas Especiais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) e com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), fez um calendário de encontros que prevê o atendimento a todos os estados. Lançado em 13 de setembro de 2005, o Pradime já ofereceu a formação em oito estados e até setembro deste ano completa o ciclo.
De acordo com o diretor de projetos educacionais do MEC, Armando Simões, a julgar pela participação dos secretários municipais nos encontros, o Pradime foi bem recebido. Em 2005, o comparecimento aos encontros foi da ordem de 70%, mas em estados como Tocantins a presença chegou a 95%.
Simões adianta que além do Pradime, a SEB está trabalhando na formatação do observatório de experiências inovadoras, que vai identificar, avaliar e disseminar as boas práticas em educação desenvolvidas pelos municípios, especialmente aquelas que atendem as metas do Plano Nacional de Educação (PNE). O observatório terá a participação da Undime e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).
Calendário – De março a setembro, a SEB realiza estes encontros: de 7 a 10 de março, em Manaus (AM), para os municípios do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima; de 14 a 17 de março, em Fortaleza, para os dirigentes do Ceará; de 28 a 31 de março, em Salvador, para os dirigentes da Bahia; de 4 a 7 de abril, em João Pessoa, para os municípios da Paraíba; de 17 a 20 de abril, em Teresina, para o Piauí; de 25 a 28 de abril, no Rio de Janeiro, para os municípios do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. Em Minas Gerais serão realizados três encontros para atender os dirigentes do estado: de 9 a 12 de maio, em Belo Horizonte; de 16 a 19 de maio, em São Lourenço; e de 30 de maio a 2 de junho, em Montes Claros. Em São Paulo, em junho, serão três reuniões: de 6 a 9 em Caraguatatuba; de 20 a 23, em Ribeirão Preto; e de 27 a 30, em Jaú. No Paraná, estão programados dois encontros em julho: de 11 a 14, em Curitiba, e de 18 a 21, em Foz do Iguaçu. De 1º a 4 de agosto, em Camboriú, para os dirigentes de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, serão duas reuniões: de 22 a 25 de agosto, em Porto Alegre, e de 29 de agosto a 1º de setembro, em Santa Maria.
Repórter: Ionice Lorenzoni