Manaus terá exposição de programas de educação básica
Dirigentes e técnicos do Ministério da Educação apresentam na segunda-feira, dia 6, a prefeitos e gestores educacionais do Amazonas, a estrutura e o funcionamento dos programas voltados para a educação básica. O objetivo do encontro, das 10h às 17h30, no Novo Hotel, em Manaus, é promover uma parceria mais efetiva com os municípios.
Para o MEC, é fundamental levar esclarecimentos sobre seus programas aos municípios. As oficinas, além de um trabalho de integração, são a chance de promover projetos educacionais aos quais as populações não têm acesso ou não sabem como chegar.
Entre os programas ministeriais a serem apresentados estão a merenda e o transporte escolares, a distribuição do livro didático, o programa Escola de Fábrica, o apoio financeiro à alfabetização e à educação de jovens e adultos, a complementação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e o censo escolar. As exposições serão feitas por técnicos das secretarias de Educação Básica (SEB/MEC), de Educação a Distância (Seed/MEC), de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) e de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
As oficinas do MEC foram criadas em 2005, com a constatação de que os gestores municipais desconheciam a estrutura, os programas e projetos oferecidos pelo ministério. Até maio deste ano, serão realizadas 38 oficinas em todos os estados, abrangendo os 5.562 municípios do país.
Entre abril e agosto de 2005, foram promovidas oficinas-piloto no Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, envolvendo 1.417 municípios e 3.180 participantes. Os próximos encontros serão realizados em Manaus, no dia 6 próximo, Recife, no dia 10, e Fortaleza, no dia 13.
Repórter: Sandro Santos