Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Projetos da OEI no Brasil vão ser divulgados pela televisão
Início do conteúdo da página
TV Escola

O prazer da leitura é o tema da semana no Salto para o Futuro

  • Terça-feira, 09 de janeiro de 2018, 11h17
  • Última atualização em Terça-feira, 09 de janeiro de 2018, 11h17

Um dos desafios de pais e de educadores é formar leitores em um mundo cada vez mais digital, em que o audiovisual ocupa cada vez mais espaços. Mas quem já viveu a sensação de viajar nas páginas de um livro sabe que a literatura traz desafios, descobertas e muita diversão. Essa é a proposta do programa Salto para o Futuro desta quarta-feira, 10, exibido pela TV Escola às 20 horas.

Ana Maria Machado, uma das mais versáteis e completas escritoras brasileiras contemporâneas, é uma das convidadas do programa. Autora de mais de 100 livros e ocupante da cadeira número 1 da Academia Brasileira de Letras, casa que presidiu de 2011 a 2013, Ana Maria observa que a leitura amplia a criatividade e a capacidade de sonhar. “Lembro do encantamento que experimentei com o livro Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato. Eu queria ler tudo do autor, queria morar no Sítio do Picapau Amarelo”, conta.

Ao ler, somos capazes de imaginar os personagens, criar em nossa mente os cenários em que as ações se passam e de sentir, como se fossem nossas, as emoções contidas – ou contadas – no livro.  Essa vivência, segundo o jovem escritor Henrique Rodrigues, outro convidado do programa, é transformadora. “O ser humano não se contenta apenas com o mundo da forma como ele está posto para todos. A gente sempre quer transcender”, explica.

Apresentado por Bárbara Pereira e Murilo Ribeiro, o Salto para o Futuro desta quarta reúne dois escritores com trajetórias totalmente diferentes, que contam como foram capturados pelos livros e como hoje são capazes de fazer seus leitores viajar por diferentes universos.

O Salto para o Futuro é exibido toda quarta-feira, às 20 horas, na TV Escola. Ele também estará disponível no portal da emissora ou no canal do Youtube.

Assessoria de Comunicação Social 

X
Fim do conteúdo da página