Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Matriculados têm até 1º de dezembro para tentar bolsa
Início do conteúdo da página
Educação básica

Começa encontro sobre programas do livro em Pirenópolis

  • Quarta-feira, 21 de junho de 2006, 08h52
  • Última atualização em Quinta-feira, 17 de maio de 2007, 09h58

O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), Daniel Silva Balaban, participou da abertura do 10º Encontro Técnico Nacional dos Programas do Livro, na cidade goiana de Pirenópolis, nesta terça-feira, dia 20, à noite. “Em time que está ganhando também se deve mexer, porque amanhã o adversário pode ser outro time, surgem novos desafios”. As palavras não são do técnico da seleção brasileira de futebol, Carlos Alberto Parreira, mas de Balaban, que se referia aos quatro prêmios já ganhos por estes programas: de Gestão e Logística, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o World Mail Awards, o da Associação Brasileira de Movimentação e Logística (como maior e melhor logística de distribuição do país), todos em 2002, e, em 2005, o prêmio de gestão da Enap, pelo Sistema de Controle e Remanejamento de Reserva Técnica (Siscort).

O encontro conta com a participação de técnicos de programas do livro de secretarias estaduais e municipais de Educação, representantes da Undime nos estados e secretários de Educação e vai servir para aperfeiçoar os programas do FNDE de distribuição de livros didáticos e de literatura a estudantes dos ensinos fundamental e médio das redes públicas brasileiras. “Vocês é que nos mostram o caminho a ser seguido, são nossos ouvidos na ponta do sistema”, disse Balaban. Atualmente, o FNDE executa três programas de distribuição de livros didáticos, de literatura e dicionários: o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e o Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM), este último criado recentemente.

Durante a solenidade, foi feita a premiação aos vencedores do Prêmio Siscort, para os estados que mais utilizaram o Sistema de Controle e Remanejamento de Reserva Técnica (Siscort), ferramenta disponível no sítio do FNDE e que serve para auxiliar as redes públicas de ensino fundamental a remanejar os livros didáticos distribuídos pelo Fundo. Esta é a primeira edição do prêmio, instituído durante o 9º Encontro Técnico, realizado no ano passado, em Recife. O primeiro colocado foi o Estado do Tocantins, seguido pelos estados de Rondônia e Ceará. Após a premiação, a cerimônia foi encerrada com uma apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem da Educação, de Goiás, sob a regência do maestro Andryw Antonio Batista.

Também estiveram presentes à solenidade o chefe de gabinete da Secretaria Executiva do MEC, José Luis Balalaica dos Santos, a diretora de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica do MEC, Jeannete Beauchamp, a diretora de Políticas de Ensino Médio da SEB/MEC, Lucia Helena Lodi, a representante da executiva nacional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Cleuza Repulho, o prefeito de Pirenópolis, Rogério Abreu Figueiredo, e a secretária municipal de Educação de Pirenópolis, Catia Caixeta Gomes da Costa. (Assessoria de Comunicação Social do FNDE)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página