Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Estudo propõe livro infantil contra o preconceito
Início do conteúdo da página
Educação básica

Cuiabá e Belém têm encontros do Pradime

  • Quarta-feira, 08 de fevereiro de 2006, 16h19
  • Última atualização em Terça-feira, 29 de maio de 2007, 05h33

A Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) realiza, até a próxima sexta-feira, 10, em Cuiabá (MT), o primeiro encontro de 2006 do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação (Pradime). A reunião é dirigida aos 219 secretários municipais de educação de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ainda em fevereiro, entre os dias 14 e 17, o Pradime será oferecido em Belém (PA) para os 159 secretários municipais do Pará e do Amapá. A ficha de inscrição está disponível na página eletrônica da SEB. Mais informações no correio eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O objetivo do programa é formar os dirigentes municipais de educação para fortalecer sua atuação na gestão pública. Para atender essa finalidade, a diretoria de educação da SEB, em parceria com a diretoria de programas especiais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) e com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), fez um calendário de encontros que prevê o atendimento a todos os estados. Lançado em 13 de setembro de 2005, o Pradime já ofereceu a formação em oito estados e até setembro deste ano completa o ciclo.

Segundo o diretor de educação da SEB, Armando Simões, a julgar pela participação dos secretários municipais nos encontros, o Pradime foi bem recebido. Em 2005, a presença nos eventos foi de 70% – no Tocantins chegou a 95%. Além do Pradime, a SEB trabalha na formatação do observatório de experiências inovadoras, que vai identificar, avaliar e disseminar boas práticas em educação desenvolvidas pelos municípios, especialmente aquelas que atendem às metas do Plano Nacional de Educação (PNE). O observatório terá a participação da Undime e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

Calendário – De março a setembro, a SEB programou vários encontros: de 7 a 10 de março, em Manaus (AM), para municípios do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima; de 14 a 17 de março, em Fortaleza, para os dirigentes do Ceará; de 28 a 31 de março, em Salvador, para os dirigentes da Bahia; de 4 a 7 de abril, em João Pessoa, para os municípios da Paraíba; de 17 a 20 de abril, em Teresina, para o Piauí; de 25 a 28 de abril, no Rio de Janeiro, para os municípios do Espírito Santo e do Rio de Janeiro.

Em Minas Gerais, serão três encontros para atender dirigentes do estado: de 9 a 12 de maio, em Belo Horizonte; de 16 a 19 de maio, em São Lourenço; e de 30 de maio a 2 de junho, em Montes Claros. Em São Paulo, no mês de junho, serão três reuniões: de 6 a 9, em Caraguatatuba; de 20 a 23, em Ribeirão Preto; e de 27 a 30, em Jaú. No Paraná, estão programados dois encontros em julho: de 11 a 14, em Curitiba, e de 18 a 21, em Foz do Iguaçu. De 1º a 4 de agosto, em Camboriú, para dirigentes de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, serão duas reuniões: de 22 a 25 de agosto, em Porto Alegre e de 29 de agosto a 1º de setembro, em Santa Maria.

Repórter: Ionice Lorenzoni

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página