Estande do MEC na Bienal do Rio abre programação com oficina de ilustração
A oficina de ilustração Desenhando Livros, com o artista Guto Lins, às 11h, abre a programação de hoje, 13, do Espaço de Leitura, estande montado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) na 12a Bienal do Livro do Rio de janeiro, que acontece até o próximo dia 22, no Centro de Convenções Riocentro, na capital do estado.
Em seguida, às 13h, os visitantes terão a Cozinha de Histórias, com Fátima Café. Às 15h, haverá o Encontro de Leitura, com o médico e escritor Moacyr Scliar. Às 16h30, espaço para uma oficina de origami, Dobrando Histórias, com Iara Kaufmann. Às 19h, encerrando a programação do dia, mais um Encontro de Leitura, Do Conto à Crônica, com Léo Cunha.
A programação do Espaço de Leitura é bem variada, com oficinas de encadernação, origami, sessões de autógrafos, sorteios de livros, debates com escritores e a presença de contadores de histórias. A entrada é franca.
Todos os escritores que participam desses encontros têm livros editados pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) do FNDE, que distribui obras literárias para escolas públicas do ensino básico.
O Espaço de Leitura tem o apoio das secretarias de Educação do Estado e do Município do Rio de Janeiro e do Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro (Sinpro) para a mobilização de professores e alunos.
Qualidade - O tema escolhido pelo MEC para destacar seu estande é Qualidade na Educação Básica. O espaço prevê, ainda, apresentações de vídeos da TV Escola, ligada à Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (Seed/MEC).
Participam da Bienal, 944 expositores, entre editores, livreiros, distribuidores de livros, agentes literários, importadores e exportadores, entidades e órgãos do setor, dirigentes de jornais e revistas, além de outras empresas de materiais e serviços associados à produção do livro. Mais informações na página eletrônica bienaldolivro ou pelo telefone (21) 2527-8088. Veja programação.
Repórter: Susan Faria