Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Ministério libera R$ 14,7 milhões para custeio e obras na Universidade de Santa Catarina
Início do conteúdo da página
Educação básica

Atuação de gestores na educação municipal será fortalecida

  • Segunda-feira, 27 de novembro de 2006, 13h11
  • Última atualização em Quarta-feira, 23 de maio de 2007, 09h11

O Ministério da Educação pretende fortalecer a atuação dos gestores da educação em todos os municípios do país. Com este propósito, o Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação (Pradime) ministra curso de formação para secretários e dirigentes. O curso é composto por palestras e oficinas sobre temas como igualdade social, fortalecimento da educação básica, avaliação de políticas educacionais, financiamento e gestão orçamentária da educação, gestão de recursos materiais, gestão democrática e pedagógica e valorização dos trabalhadores em educação.

O Pradime chega nesta terça-feira, dia 28, a Foz de Iguaçu, Paraná. Serão atendidos 152 gestores do estado e de Santa Catarina. “Os dirigentes de educação têm uma função estratégica para o País”, disse Francisco das Chagas Fernandes, titular da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC).

O programa traz informações e instrumentos de apoio à gestão não encontrados, por exemplo, em cursos universitários. Os participantes recebem três livros-texto, três cadernos de oficina, um de transparências e um guia de programas para os municípios. “Os encontros são importantes para a troca de experiências, o diálogo e a atualização de conhecimentos”, disse Márcia Gonçalves da Silva, técnica do Departamento de Projetos Educacionais do MEC.

O projeto-piloto do Pradime foi iniciado em setembro de 2005, em Brasília, com os gestores dos municípios de Goiás. Em Foz do Iguaçu, o encontro será aberto nesta terça-feira, 28, às 8h30, no Hotel Bella Itália, e prosseguirá até sexta-feira, 1º de dezembro. Depois, chega a Florianópolis, de 5 a 8 de dezembro; e a Belo Horizonte, de 12 a 15 de dezembro.

No programa, o Ministério da Educação conta com a parceria da  Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI), do Banco Mundial, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Mais informações na página eletrônica do Pradime e pelo telefone (61) 3226-2682.

Repórter: Susan Faria

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página