Escolas recebem 111,7 milhões de livros didáticos
Mais de 65% dos quase 112 milhões de exemplares de livros didáticos de 2007 para alunos do ensino básico da rede pública do País já chegaram às escolas. De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), responsável pela distribuição, todas as escolas receberão as coleções até o fim deste mês.
A entrega, feita pelos Correios, começou em novembro último. São 102,5 milhões de exemplares, distribuídos em 145 mil escolas de ensino fundamental, nas quais estudam 28,5 milhões de alunos. Cada estudante receberá, gratuitamente, livros de português, matemática, geografia, história e ciências. Os alunos da primeira série do ensino fundamental também ganham a cartilha de alfabetização.
Outros 9,2 milhões de livros serão entregues em 16 mil escolas do ensino médio a 6,9 milhões de alunos. Nas contas dos programas nacionais do Livro Didático (PNLD) e do Livro Didático para o Ensino Médio (Pnlem) estão incluídos os manuais dos professores.
A novidade é a distribuição do livro de biologia para estudantes do primeiro ao terceiro ano do ensino médio. Esse nível de ensino passou a ser contemplado em 2005, com obras de português e matemática, distribuídas aos alunos da primeira série nas regiões Norte e Nordeste. Em 2007, os 6,9 milhões de estudantes do ensino médio receberão exemplares de português, matemática e biologia.
Em março próximo, terá início nova operação de entrega. São 7,2 milhões de livros do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) para alunos da quinta à oitava série. Cada escola receberá de um a três acervos de 75 livros para compor a biblioteca.
Susan Faria