Conselho Escolar tem força no Piauí
Teresina — O secretário de Educação do Piauí, José Barros Sobrinho, enumerou as providências que estão sendo tomadas para a melhoria do ensino no estado, como o desenvolvimento de projetos pedagógicos, reformas em escolas e entrega de laboratórios de informática e ciências. Hoje, 93% das 798 escolas piauienses já têm conselhos escolares.
Segundo o secretário, o plano de metas do Piauí já está sintonizado com o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado nesta segunda-feira, 28, em Teresina, em solenidade aberta com a apresentação do coral da Secretaria de Educação, que cantou o Hino Nacional e o do estado.
Segundo Sobrinho, uma situação curiosa ocorre no Piauí. “Temos a melhor escola do País, a mais bem classificada no Enem, e inúmeras boas escolas. Ao mesmo tempo, os últimos indicadores do Inep revelam que temos índices desfavoráveis na educação, um dos piores Idebs do País”, afirmou.
O secretário de educação básica do Ministério da Educação, Francisco das Chagas, salientou que a educação infantil no estado tem taxa de matrícula inferior à nacional. “Se desbloquearmos o acesso à educação infantil, teremos melhor desempenho no ensino fundamental”, ressaltou. Chagas citou estudo que mostra o melhor desempenho no ensino fundamental de alunos que freqüentaram a pré-escola em relação aos estudantes que não passaram pela educação infantil.
Letícia Tancredi