Encontro de educação na Indonésia
Começou nesta segunda-feira, 10, em Bali, na Indonésia, o 7º Encontro Ministerial de Educação, que reúne os nove países mais populosos do mundo, denominado E-9. O evento é organizado pela Unesco e fazem parte deste grupo, além do Brasil, Bangladesh, China, Egito Índia, Indonésia, México, Nigéria e Paquistão.
O tema central definido para o encontro é Melhoria da capacitação dos professores como foco das reformas educacionais. O Brasil está representado pelo secretário de Educação Superior, Ronaldo Mota. Também faz parte da comitiva brasileira o coordenador da Assessoria Internacional do Ministério da Educação, Leonardo Rosa.
A primeira apresentação do Brasil ocorreu hoje, com o secretário Mota, que falou sobre as condições de emprego dos professores, aperfeiçoamento e perspectivas de carreiras docentes. Mota destacou a experiência da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Foram discutidas, ainda, as cooperações sul-sul e as perspectivas dessa colaboração, além do papel de cada país.
Nesta terça-feira, 11, os representantes dos nove países vão apresentar suas sínteses e falar sobre o futuro e as possibilidades de ações conjuntas, trocas de melhores experiências e outras novas oportunidades. Estarão presentes as maiores autoridades da Indonésia e da Unesco.
Assessoria de Imprensa da Sesu