Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Capes auxilia retorno de 428 bolsistas ao Brasil
Início do conteúdo da página
Educação superior

Ministério avalia programa de tutoria

  • Sexta-feira, 11 de abril de 2008, 13h35
  • Última atualização em Terça-feira, 15 de abril de 2008, 04h49

O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Superior, fará um estudo sobre os estudantes que participaram de grupos do Programa de Educação Tutorial (PET). O objetivo é identificar a contribuição do programa na vida profissional dos alunos.

Para o sucesso do estudo é preciso que os egressos do programa preencham o formulário PET, elaborado pelo MEC,  o qual permitirá o levantamento do impacto acadêmico e profissional do programa ao longo de sua existência.

O coordenador do programa, Edson Norberto Cáceres, destaca que o estudo deve demonstrar o diferencial da participação do PET na vida profissional dos alunos. “A expectativa é que o estudo confirme que o PET também proporciona a formação cidadã dos estudantes de graduação que participaram do programa, além da excelente formação acadêmica. Assim, será possível identificarmos a real contribuição do programa para a sociedade”, explica Cáceres.

O coordenador destaca ainda que o contato com os egressos é de responsabilidade do atual grupo e a participação das instituições de ensino superior, dos atuais interlocutores, tutores e alunos participantes do PET é fundamental para que o estudo seja bem-sucedido.

Criado em 1979 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes), e sob gestão da Sesu desde 2000, é a primeira vez que o ministério faz este tipo de estudo com o PET, que disponibiliza atualmente cerca de R$ 27 milhões entre os 370 grupos para execução de atividades de ensino, pesquisa e extensão de instituições públicas e privadas. Sem conotação regulatória ou implicação nas atuais avaliações do programa, o estudo pretende recuperar a história e a memória do PET, de forma a dar maior consistência acadêmica às ações desenvolvidas.

O prazo para preenchimento, consolidação e validação das informações vai até 10 de maio. Mais informações podem ser obtidas pelo correio eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Assessoria de Imprensa da Sesu

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página