Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Em São Paulo, debate sobre inovações na educação aborda políticas públicas na área
Início do conteúdo da página
Educação superior

Federal de Uberlândia tem novo reitor

  • Terça-feira, 02 de dezembro de 2008, 15h02
  • Última atualização em Quarta-feira, 03 de dezembro de 2008, 09h57

Ao dar posse a Alfredo Júlio Fernandes Neto como reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) nesta terça-feira, 2, o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que a educação superior brasileira vive um momento de esperança. Referindo-se ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), o ministro afirmou que os pactos celebrados entre governo e reitores estão sendo honrados.

Haddad comparou as universidades federais a “organismos vivos”, que podem se aperfeiçoar e já o vêm fazendo. “Isso porque os acordos do Reuni foram firmados com liberdade, da parte do governo e das instituições”, lembrou. O ministro entende que já existe no país uma compreensão dessa parceria. “As universidades já são vistas como eixo estruturante do processo de desenvolvimento nacional”.

O reitor recém-empossado, Alfredo Neto, acredita que tem, pelo menos, uma etapa a vencer em sua gestão: a consolidação do Reuni na Federal de Uberlândia. “A expansão dos campi e dos cursos, com qualidade, vai melhorar a vida da população mineira. A UFU representa um marco na região”, disse.

Graduado em odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia, o reitor é mestre e doutor na área de reabilitação oral pela Universidade de São Paulo. Neto já atuou na direção da Faculdade de Odontologia da UFU, foi membro da Comissão Nacional de Odontologia e avaliador do Ministério da Educação na criação de 11 cursos no país.

Hoje, é professor titular e docente efetivo do programa de pós-graduação da Faculdade de Odontologia da UFU, presidente nacional da Associação Brasileira de Ensino Odontológico, pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais e membro da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. É também autor de vários artigos científicos publicados em periódicos especializados, nacionais e internacionais.

Letícia Tancredi

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página