Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Cerca de 98 mil presos e jovens do socioeducativo farão o Encceja PPL
Início do conteúdo da página
Pós-graduação

Projetos em comércio exterior vão ter financiamento

  • Quarta-feira, 05 de agosto de 2009, 13h04
  • Última atualização em Quarta-feira, 05 de agosto de 2009, 16h49
Seis projetos de pesquisa de mestrado e doutorado na área do comércio exterior brasileiro serão financiados pelo Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa em Desenvolvimento e Promoção do Comércio Exterior (Pró-Comex). O programa foi lançado nesta quarta-feira, 5, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, e pelo secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ivan Ramalho, que representou o ministro Miguel Jorge.

O convênio destina a cada um dos projetos acadêmicos selecionados até R$ 75 mil por ano, em até quatro anos — total máximo de R$ 300 mil. O valor será destinado a bolsas de mestrado e doutorado, material de pesquisa e viagens. Os projetos têm até cinco anos para serem executados.

O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães, ressaltou que o convênio dá seguimento a ações, iniciadas em 2004, de formação de recursos humanos em nível de pós-graduação para atuação em diversas áreas. “Os projetos visam a atender as demandas de trabalho do Estado”, afirmou. Parcerias semelhantes foram feitas com os ministérios da Defesa, da Cultura, da Saúde, da Agricultura e do Planejamento, Orçamento e Gestão, com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Ivan Ramalho lembrou que um dos setores mais atingidos pela crise econômica foi o do comércio exterior, com queda de 20% no valor das exportações entre 2008 e 2009. “Temos de investir cada vez mais em conhecimento para o comércio exterior voltar a crescer. Precisamos ter profissionais bem preparados e qualificados”, destacou.

Cursos — Podem participar da seleção de projetos para o Pró-Comex alunos de instituições públicas e privadas brasileiras. As instituições devem, obrigatoriamente, oferecer cursos de pós-graduação stricto sensu reconhecidos pelo MEC, em áreas de concentração ou linhas de pesquisa em comércio exterior ou relacionadas à área. O edital do Pró-Comex será publicado em breve.

Os temas prioritários dos projetos de pesquisa serão: cenários de oportunidades comerciais; desenvolvimento de bens e serviços com vistas ao mercado internacional; instrumentos de apoio e de promoção do comércio exterior; negociações internacionais; logística do comércio exterior; regulação do comércio internacional; políticas de defesa comercial; associativismo para a exportação; inserção das pequenas empresas no comércio internacional; planejamento e internacionalização de empresas em face da legislação, tributos, barreiras, cultura e procedimentos administrativos.

Assessoria de Comunicação Social

Veja aqui o Termo de Cooperação Nº 01/2009
Assunto(s): Sesu , Pós-graduação
X
Fim do conteúdo da página