Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Enem passa a ser realizado em dois domingos seguidos
Início do conteúdo da página
Universidades

Instituição paraense implanta curso de terapia ocupacional

  • Sexta-feira, 13 de novembro de 2009, 17h43
  • Última atualização em Sexta-feira, 13 de novembro de 2009, 17h43
Belém – A partir de 2011, a Universidade Federal do Pará (UFPA) implantará o curso de bacharelado em terapia ocupacional. A graduação terá duração de cinco anos e oferecerá 30 vagas anuais em Belém. O projeto pedagógico foi aprovado por unanimidade em reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade, em outubro.

O projeto de criação do curso contou com o apoio dos conselhos federal e regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e foi elaborado a partir do plano de desenvolvimento institucional do Instituto de Ciências da Saúde da UFPA.

Agora, os dois cursos integram a recém-criada Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da instituição e compartilharão parte da infraestrutura, como laboratórios e equipamentos e o corpo docente.

O curso de Terapia Ocupacional tem como objetivo formar profissionais para promoção e prevenção, assistência, planejamento e gestão de ações em saúde, ensino, pesquisa e extensão em Terapia Ocupacional.

Já está em andamento a contratação de cinco professores exclusivos para a nova graduação e, em 2011, haverá concurso para mais quatro docentes.

O currículo envolve a fase materno-infantil, adolescência, vida adulta, saúde do trabalhador, envelhecimento, inclusão social e da acessibilidade, em quatro eixos-temáticos: saúde, condição humana e sociedade; cidadania e desenvolvimento humano; atividade humana e terapia ocupacional e métodos e técnicas em terapia ocupacional.

As aulas serão transdisciplinares e, majoritariamente, prático-aplicadas com seminários de integração em saúde, laboratórios de habilidades e estágio supervisionado. Além disso, 10% da carga horária total do curso deverá ser dedicada a atividades de extensão.

Entre as disciplinas do curso de Terapia Ocupacional estão biologia, filosofia, anatomia, informática aplicada à saúde, genética, biofísica, bioquímica, ética, antropologia em saúde, sociologia do trabalho, psicologia do desenvolvimento e terapia ocupacional nas políticas públicas.

Assessoria de Comunicação da UFPA
Assunto(s): Universidades , Sesu
X
Fim do conteúdo da página