Calouro estrangeiro tem semana de recepção na UFMG
Os cerca de 50 estudantes estrangeiros que a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) recebe este semestre, nos seus diversos cursos de graduação e pós-graduação, vão merecer uma recepção especial por parte da instituição. Um extenso programa foi preparado pela Diretoria de Relações Internacionais da Universidade para dar-lhes as boas-vindas. A Semana de Recepção ao Calouro Estrangeiro acontece entre 21 e 25 deste mês e acolherá estudantes da Argentina, Uruguai, Portugal, Inglaterra, Itália, França, Espanha, Alemanha, Dinamarca, Bélgica, Holanda, Estados Unidos e Canadá.
A programação inclui desde um tour por Belo Horizonte e pelo campus Pampulha, para conhecerem a cidade e a Universidade nas quais passarão os próximos meses, até reuniões em que os calouros receberão orientação acadêmica e assistência nos trâmites legais com a Polícia Federal, além de palestra sobre cultura brasileira. Fazem parte, também, da programação visita ao Museu de História Natural e apresentação do grupo Sarandeiros.
A partir deste ano, os estudantes estrangeiros da UFMG contarão com um Plantão da Psicologia, programa estabelecido pela Diretoria de Relações Internacionais em parceria com o Departamento de Psicologia da Fafich. O objetivo é dar-lhes apoio psicológico durante o processo de adaptação. Além disso, cada estudante terá um professor-tutor, que o auxiliará em sua trajetória acadêmica. O tempo de permanência na Universidade varia de um a dois semestres.
Crescimento - Nos últimos anos, a procura de intercambistas pela UFMG aumentou em 500%. Em 2000 foram recebidos 50 estudantes de outras nacionalidades, enquanto que em 2004 o número saltou para 250. O número de convênios com congêneres estrangeiras também subiu de cinco, em 2000, para 32, em 2004. Além disso, há 75 programas de intercâmbio em trâmite. Os acolhimentos são baseados na reciprocidade, ou seja, para cada aluno estrangeiro recebido é aberta uma vaga na universidade de origem para um estudante da UFMG. (Assessoria de Comunicação da UFMG)