Ministro promete solução para reconhecimento de certificados
O ministro da Educação, Tarso Genro, informou hoje, 25, aos dirigentes dos centros federais de educação técnológica (Cefets), que, até o final de 2005, o MEC terá uma solução para o reconhecimento dos certificados de mestrado ou doutorado em pedagogia profissional emitidos pela Universidade Pedagógica para a Educação Técnica e Profissional Hector Pineda-Zaldívar, de Cuba, a professores de quatro Cefets.
Por acordo celebrado entre os Cefets do Maranhão, Bahia, Ouro Preto (MG) e Espírito Santo, com a Universidade Pedagógica de Cuba, entre 1998 e 2003, 220 professores fizeram capacitação em serviço, obtendo título de mestre ou doutor. Pelo acordo, os orientadores cubanos vieram ao Brasil para etapas semi-intensivas de três a seis meses, seguidas de intervalos onde os professores dos Cefets continuaram os estudos, pesquisas e trabalho na tese, com orientação presencial e a distância. Ao final do curso, os professores receberam diplomas emitidos pelo Ministério da Educação de Cuba, que precisam ser reconhecidos por uma instituição de educação superior brasileira, para serem aceitos em concursos públicos.
A revalidação de diplomas emitidos por instituições de educação superior de Cuba, aos professores dos Cefets e a profissionais de outras áreas, começa a ser debatida no MEC, na próxima terça-feira, 1º de março, às 15 horas, por representantes da Secretaria de Educação Superior (SESu), Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Concefet e Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Superior (Andifes).
Ionice Lorenzoni