Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Ministério da Educação desenvolve políticas e ações voltadas para povos indígenas
Início do conteúdo da página
Educação superior

Ministro promete solução para reconhecimento de certificados

  • Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2005, 15h27
  • Última atualização em Quarta-feira, 09 de maio de 2007, 12h14

O ministro da Educação, Tarso Genro, informou hoje, 25, aos dirigentes dos centros federais de educação técnológica (Cefets), que, até o final de 2005, o MEC terá uma solução para o reconhecimento dos certificados de mestrado ou doutorado em pedagogia profissional emitidos pela Universidade Pedagógica para a Educação Técnica e Profissional Hector Pineda-Zaldívar, de Cuba, a professores de quatro Cefets.

Por acordo celebrado entre os Cefets do Maranhão, Bahia, Ouro Preto (MG) e Espírito Santo, com a Universidade Pedagógica de Cuba, entre 1998 e 2003, 220 professores fizeram capacitação em serviço, obtendo título de mestre ou doutor. Pelo acordo, os orientadores cubanos vieram ao Brasil para etapas semi-intensivas de três a seis meses, seguidas de intervalos onde os professores dos Cefets continuaram os estudos, pesquisas e trabalho na tese, com orientação presencial e a distância. Ao final do curso, os professores receberam diplomas emitidos pelo Ministério da Educação de Cuba, que precisam ser reconhecidos por uma instituição de educação superior brasileira, para serem aceitos em concursos públicos.

A revalidação de diplomas emitidos por instituições de educação superior de Cuba, aos professores dos Cefets e a profissionais de outras áreas, começa a ser debatida no MEC, na próxima terça-feira, 1º de março, às 15 horas, por representantes da Secretaria de Educação Superior (SESu), Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Concefet e Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Superior (Andifes).

Ionice Lorenzoni

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página