Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Plataforma de ensino de inglês possibilita cursos no exterior
Início do conteúdo da página
Educação superior

Greve dos professores deve acabar na segunda-feira

  • Quinta-feira, 15 de dezembro de 2005, 14h14
  • Última atualização em Quarta-feira, 16 de maio de 2007, 11h36

Foto: Tereza SobreiraO comando nacional de greve dos professores das universidades federais pretende encerrá-la na próxima segunda-feira, 19. Consta do boletim número 45 da entidade um indicativo de saída unificada da paralisação. “O quadro é claro. A maioria dos professores, nas assembléias, está indicando o fim da greve”, informa o documento.

Nesta quinta e sexta-feira, 15 e 16, os professores que continuam em greve fazem nova rodada de assembléias para votar a proposição do comando nacional, que solicita repasse imediato dos informes. Ainda amanhã, 16, o comando avaliará os resultados das assembléias.

A votação que indicou a saída unificada da greve para a segunda-feira teve nove votos do comando nacional a favor, dois contra e uma abstenção. Das 61 instituições federais de educação superior do país, 22 não entraram em greve. Das outras 39, dez já voltaram ao trabalho e outras seis aprovaram indicativo de volta às aulas até segunda-feira: Rondônia, Acre, Pelotas (RS), Paraíba, Santa Maria (RS) e Piauí.

As propostas do MEC para os professores estão no projeto de lei aprovado pelo Ministério do Planejamento, que prevê investir R$ 650 milhões a mais na folha de pagamento dos professores, em 2006. O projeto prevê a criação da categoria de professor associado e concede a todos reajuste médio de 9,25%, já a partir de janeiro. Pelo projeto, os professores com mestrado, doutorado ou especialização receberão aumento de 50% no valor pago por sua titulação. O projeto prevê, ainda, a continuidade no processo de equiparação da Gratificação de Estímulo à Docência (GED) para ativos e aposentados.

O boletim número 45 do comando nacional de greve pode ser acessado na página eletrônica da Andes.

Repórter: Susan Faria

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página