Congresso da Rede Unida recebe resumos de trabalhos e monografias
Estão abertas, até 21 de março, as inscrições para apresentação de resumos de trabalhos e monografias ao 6º Congresso Nacional da Rede Unida, que acontece na UFMG, de 2 a 5 de julho.
Os resumos devem tratar de um ou mais temas do congresso: Ações intersetoriais em saúde; Bioética; Cidadania e participação social; Comunicação social em saúde; Educação para a saúde; Educação permanente em saúde; Educação popular em saúde; Epidemiologia na formação de profissionais de saúde; Estratégias de integração ensino/saúde/comunidade; Humanização da atenção à saúde; Integralidade na atenção à saúde; Mudanças na formação de profissionais de saúde; Práticas de atenção à saúde; Políticas públicas para a saúde e educação; Saúde da família; Trabalho em equipe multiprofissional; Trabalho em rede; Vigilância em saúde e Estágios curriculares em serviços de saúde.
Os resumos inscritos passam pela avaliação da comissão de trabalhos do congresso. Os aprovados serão apresentados em forma de banners, e aqueles que receberem destaque vão se transformar em "pôsteres comentados".
Prêmios - Os interessados em escrever monografias - de 15 a 20 páginas - concorrem a dois diferentes prêmios, ambos no valor de R$ 2,5 mil. O primeiro deles, denominado Sérgio Arouca, é uma homenagem ao médico sanitarista e ex-deputado federal que ampliou, no Brasil, o debate sobre medicalização no setor de saúde. Os participantes devem escrever trabalho monográfico sobre o tema Vinte anos de mudanças na organização dos serviços, na formação profissional e na participação social na perspectiva da consolidação do SUS.
O prêmio Mário Chaves, que também concederá R$ 2,5 mil ao vencedor, leva o nome do cirurgião-dentista que sempre dedicou-se à defesa da saúde pública de qualidade. Os interessados devem tratar do tema Retrospectiva dos 20 anos da Rede Unida e do movimento de mudança na educação dos profissionais da saúde. "Até o momento, recebemos quatro monografias e cerca de 200 resumos de trabalho", conta a professora Mara Vasconcelos, do Departamento de Odontologia Social e Preventiva da UFMG e coordenadora da comissão de trabalhos do congresso.
O evento - No mesmo período do congresso, cujo tema será Rede Unida, 20 anos de parcerias na saúde e na educação, acontecerão a 1ª Mostra de Produção de Saúde da Família de Minas Gerais; o 2º Fórum Nacional de Redes em Saúde e a Reunião de Pólos de Educação Permanente em Saúde.
"Belo Horizonte foi escolhida para receber o 6º Congresso por ter sido o local de criação da Rede, além de possuir boas condições geográficas e turísticas e manter um intenso trabalho relacionado à agenda estratégica da Rede", diz o professor Cid Velloso, presidente do evento.
O congresso, que comemora os 20 anos da Rede Unida, espera reunir no campus Pampulha cerca de dois mil participantes. As atividades - conferências, painéis, oficinas e apresentação de trabalhos - acontecem nos prédios dos institutos de Ciências Exatas (ICEx) e Ciências Biológicas (ICB), na Praça de Serviços e no auditório da Reitoria.
Mais informações sobre o congresso, com a secretaria executiva do evento, pelo telefone 3222-7266, fax 3222-7288, por meio dos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou na página oficial. (Assessoria de Comunicação Social da UFMG)