Reitores debatem cooperação entre Brasil e Cuba
Reitores de universidades federais brasileiras e cubanas estarão reunidos a partir de segunda-feira, dia 24, para debater a cooperação entre os dois países na área de ensino superior, pesquisa e extensão. O encontro tem início às 9h, no Naoum Plaza Hotel, em Brasília, e será encerrado no dia 29 de abril. É promovido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), com apoio dos ministérios da Educação e das Relações Exteriores do Brasil.
O titular da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), Nelson Maculan Filho, representará o ministro da Educação, Fernando Haddad, na abertura oficial. Estarão presentes o presidente da Andifes, reitor Oswaldo Baptista Duarte Filho, e o vice-ministro da Educação Superior de Cuba, Eduardo Cruz González. A delegação de cubana conta com 21 integrantes -18 reitores e três representantes do governo. Do Brasil, participam reitores e diretores das universidades e representantes do MEC.
Na segunda-feira, às 9h30, o representante do Ministério da Educação Superior de Cuba apresentará o sistema cubano de educação superior e os interesses de cooperação. Em seguida, serão discutidas as modalidades de cooperação, como cursos conjuntos, intercâmbio de professores e de estudantes, pesquisa conjunta e co-orientação, leitorado e revalidações.
À tarde, os debates abordarão o diagnóstico de áreas de comum interesse, como informática aplicada à educação; nanociências, nanotecnologia e materiais; tecnologia de alimentos; energia e meio ambiente; biotecnologia e formação de professores. Na terça-feira, dia 25, os reitores visitarão a Universidade de Brasília (UnB) e, em seguida, outras universidades em alguns estados.
Reforma - Em janeiro do ano passado, reitores e representantes do Ministério da Educação Superior de Cuba conheceram, durante encontro em Havana, as propostas do anteprojeto de lei da reforma universitária brasileira. O encontro serviu para fortalecer as relações de cooperação entre os dois países e o intercâmbio de experiências acadêmicas, científicas e culturais entre as universidades brasileiras e cubanas.
Houve consenso sobre a necessidade de integração latino-americana e sobre a realização de uma reunião para discutir propostas e parâmetros para a cooperação na pós-graduação, assunto que também deve ser debatido agora.
Súsan Faria, com informações da Assessoria de Imprensa da Andifes