Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Instituto Benjamim Constant voltará a oferecer consulta e cirurgia em parceria com Ebserh
Início do conteúdo da página
Educação superior

UNE faz paralisação em defesa da Reforma Universitária

  • Quarta-feira, 23 de março de 2005, 11h01
  • Última atualização em Quinta-feira, 10 de maio de 2007, 09h57

A União Nacional dos Estudantes (UNE) promove, no próximo dia 6 de abril, o Dia Nacional de Paralisação e Luta em defesa da reforma universitária. Segundo o presidente da entidade, Gustavo Petta, a UNE participa dos debates sobre o anteprojeto da lei da educação superior por considerar que sua aprovação poderá colocar a universidade em condições de contribuir para a construção de um projeto de desenvolvimento nacional. "Um projeto com soberania, democracia e justiça social", reafirma Petta.

Com a mobilização, a UNE espera paralisar estudantes de todo o País para defender a expansão de vagas nos cursos noturnos nas universidades públicas. São ainda os objetivos da instituição a criação de um plano nacional de assistência estudantil, o estabelecimento de uma nova lei de reajuste de mensalidades, a garantia de eleições diretas para reitor, a reserva de 50% das vagas das universidades públicas para estudantes oriundos das escolas públicas, afrodescendentes e índios e a subvinculação de 75% das verbas da educação para as universidades federais.

Interesses - Os estudantes que sairão às ruas também querem "derrotar a reação conservadora à reforma universitária", explica o líder estudantil. Gustavo Petta denuncia que muitos setores que têm se manifestado contrários ao anteprojeto da reforma da educação superior assim o fazem porque estão tendo seus interesses econômicos atingidos. "Eles enxergam a universidade como uma instituição que não precisa dialogar com a sociedade e, muito menos, estar vinculada a um projeto nacional". (Assessoria de Comunicação Social do MEC)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página