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Educação superior

Estudantes ajudam crianças a superar processo de hospitalização

  • Quinta-feira, 24 de março de 2005, 13h34
  • Última atualização em Quinta-feira, 10 de maio de 2007, 10h03

Alunos de computação e de enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, estão de malas prontas para Curitiba (PR). Eles são educadores voluntários da Escola de Informática e Cidadania (EIC) para crianças hospitalizadas do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM). O hospital faz parte do Projeto EIC-Hospitais, de autoria do Comitê para a Democratização da Informática do Paraná (CDI-PR) em parceria com o Hospital Universitário do Oeste do Paraná, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste-Cascavel) e o Hospital do Trabalhador, em Curitiba.

Os estudantes vão participar do 1º Encontro do Projeto EIC-Hospitais, com as unidades parceiras. O encontro pretende avaliar o funcionamento das EICs desde sua implantação, há pouco mais de um ano, e promover o encontro dos educadores das três cidades. O evento faz parte da programação da Semana de Inclusão Digital promovida pelo CDI-PR, que ocorre toda última semana de março. A viagem tem apoio do CDI-PR e do HUJM. Os estudantes serão acompanhados pelas professoras Maria Aparecida Vieira e Rosa Lúcia Ribeiro, da Faculdade de Enfermagem, que fazem parte da equipe.

A proposta da EIC é baseada na Declaração dos Direitos da Criança e do Adolescente Hospitalizados, publicada em 1995, e prevê o "direito a desfrutar de alguma forma de recreação, programa de educação para a saúde e acompanhamento do currículo escolar durante sua permanência hospitalar". A intenção é contribuir para a humanização do atendimento a jovens e crianças. A EIC utiliza a metodologia e os computadores do CDI-PR.

Bolsas - Em Cuiabá, o projeto é desenvolvido pelos departamentos de Enfermagem e Ciência da Computação da UFMT, com cinco professores e 18 alunos. O projeto foi favorecido pela UFMT com bolsas de extensão e bolsas de iniciação científica para pesquisas a ele vinculadas.

Desde sua implantação até dezembro de 2004 o projeto atendeu 52 crianças e adolescentes no HUJM. Dados apontam resultados positivos, tendo em vista que no momento em que a criança desenvolve atividades na EIC ela desvia o foco de atenção de sua doença e interage com outras crianças, acompanhantes e educadores. Elas apresentam momentos de descontração, prazer, motivação e interação, que ajudam a enfrentar a hospitalização de forma menos traumática. (Assessoria de Imprensa da UFMT)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
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