Universidade a serviço da população em Blumenau
Quem quiser pesquisar o desenvolvimento dos nove municípios do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, conta agora com uma ferramenta rápida, econômica e atual. Estudantes, professores, parlamentares, jornalistas, prefeitos podem acessar o portal da Internet Observatório do Desenvolvimento Regional de Blumenau. Criado em 2005 pela Universidade Regional de Blumenau, a iniciativa tem apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Um bom exemplo de como a universidade pode prestar serviços à comunidade em que está inserida, o portal oferece informações para a elaboração de políticas públicas e acompanhamento da execução do plano de desenvolvimento dos municípios da região. Estão entre eles Benedito Novo, Blumenau, Doutor Pedrinho, Gaspar, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. “O observatório apresenta toda a produção científica destinada ao desenvolvimento da região de Blumenau”, explicou a coordenadora do projeto, Cláudia Siebert, doutora em desenvolvimento regional pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O observatório organiza dados atuais, analisados por professores especializados, e incentiva os alunos de mestrado em desenvolvimento regional a produzirem pesquisas para aprofundar o conhecimento sobre a realidade dos municípios do Vale do Itajaí.
Segundo Cláudia, entidades públicas, prefeituras, membros do Poder Legislativo e estudantes têm procurado a página eletrônica do programa. “Se um deputado ou vereador quer elaborar algum projeto, encontra no observatório os dados que justificam a proposta”, comentou. “Jornalistas têm consultado a página porque encontram subsídios para suas matérias”, disse a coordenadora do projeto.
Outro público importante é o formado por professores e estudantes. “É um programa econômico e ambientalmente correto, pois trabalhamos com informação digital, não com papel”, explicou a professora. De acesso gratuito, a página democratiza e amplia informações para toda a rede mundial.
A Universidade Regional de Blumenau é pioneira no oferecimento de informações de interesse da população daquela área, mas pretende trabalhar em rede com outras universidades para cobrir todo o estado.
Conteúdo — O portal contém resumo dos aspectos da região, do meio natural, sobre infra-estrutura e urbanização, da situação socioeconômica e da situação institucional. Apresenta, ainda, dissertações de mestrados.
A Universidade Regional de Blumenau tem 42 anos, 12,5 mil alunos na graduação, três mil na pós-graduação e no ensino médio, 875 professores (180 doutores) e 524 funcionários.
Mais informações pelo telefone (47) 3321-0457 e nas páginas do observatório e dos objetivos de desenvolvimento do milênio.
Repórter: Susan Faria