Volta Redonda ganha pólo universitário
O ministro da Educação, Fernando Haddad, visitou nesta quinta-feira, 29, as obras do Pólo Universitário de Volta Redonda (PUVR), no Rio de Janeiro, ligado à Universidade Federal Fluminense (UFF). Segundo Haddad, Volta Redonda simboliza o início do processo de industrialização brasileiro, portanto, “é contraditório que uma cidade com essa tradição não tivesse a presença federal do ponto de vista da educação superior”. O investimento nas obras é de R$ 7,4 milhões.
Para o ministro, a regra no Brasil era, até então, de que os pólos produtivos não tinham oferta de educação superior: “Nossa expectativa com a descentralização é que a expansão passe a significar, no plano geográfico, o acesso mais democrático ao ensino superior”, afirmou. Para ele, a expansão fomenta o desenvolvimento regional orientado para a vocação de cada região.
Haddad ressaltou que a nova unidade de Volta Redonda faz parte de um conjunto de realizações para a formação de quadros no estado do Rio: “A indústria, a Petrobrás e a indústria naval do Rio de Janeiro estão investindo em uma escola técnica federal em Nova Iguaçu. Então, é importante formar pessoas especializadas para preencher os quadros na área de educação superior”.
Obras – Depois de visitar as obras, o ministro da Educação aproveitou para conversar com um grupo de 33 professores que prestaram concurso e já assumiram seus cargos na Universidade Federal Fluminense. Fernando Haddad frisou a importância da região como pólo industrial, que precisa expandir a formação de recursos humanos, principalmente na área das engenharias.
Haddad também visitou as futuras instalações do prédio anexo à Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda (EEIMVR), em companhia do reitor da UFF, professor Cícero Mauro Fialho Rodrigues, o prefeito de Volta Redonda, Gothardo Netto, entre outras autoridades.
O terreno para a construção da nova unidade foi doado pela prefeitura de Volta Redonda. A previsão é de que as obras de construção da unidade que irá abrigar os cursos de engenharia terminem em dezembro deste ano.
Cristiano Bastos e Adriane Cunha