Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC intermediará negociação do plano de carreira dos funcionários das Ifes
Início do conteúdo da página
Educação superior

Inscrição de estrangeiros em universidades brasileiras vai até o dia 12

  • Sexta-feira, 08 de julho de 2005, 13h48
  • Última atualização em Sexta-feira, 11 de maio de 2007, 12h34

Os estudantes estrangeiros interessados em cursar o ensino superior no Brasil têm até a próxima terça-feira, 12, para se inscrever nas embaixadas brasileiras dos países da África, América Latina, Caribe e Timor Leste.

O Programa de Graduação para Estrangeiros (PEC-G) é uma atividade de cooperação, cujo objetivo é a formação de recursos humanos destinados a possibilitar aos cidadãos de países em desenvolvimento, com os quais o Brasil mantém acordos educacionais ou culturais, a realização de estudos universitários, na área de graduação, nas instituições de ensino superior (IES) brasileiras participantes do PEC-G.

Segundo a responsável pela Divisão de Assuntos Internacionais do MEC, Ana Lúcia Bezerra Pedroza, cerca de 600 alunos ingressam anualmente nas universidades brasileiras por meio do programa. “Este ano houve um aumento e tivemos 780 alunos selecionados”, informou. Em todo o país, participam do programa 76 instituições de ensino superior. Os cursos mais procurados são os de medicina e engenharia.

Participação – Podem participar do programa os estudantes estrangeiros, entre 18 e 25 anos de idade, com ensino médio completo, preferencialmente os que estejam inseridos em programas nacionais de desenvolvimento socioeconômico, acordados entre o Brasil e os países de origem dos alunos, por via diplomática. Tais programas definem o compromisso do estudante de regressar ao seu país e contribuir com a área na qual se graduou.

O PEC-G é administrado pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Divisão de Cooperação Educacional do Departamento de Cooperação Científica, Técnica e Tecnológica (DCE/DCT/MRE), e pelo Ministério da Educação, por meio da Divisão de Assuntos Internacionais da Secretaria de Educação Superior (DAI/ SESu/MEC).

Repórter:Sandro Santos

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página