Brasil vai trocar experiências sobre avaliação do ensino superior
Os ministérios da Educação do Brasil, Argentina, Espanha, França e Portugal poderão realizar ações comuns na área de avaliação do ensino superior, a partir da assinatura nesta quarta-feira, 27, de mecanismo de cooperação entre os presidentes das agências de avaliação dos cinco países. O ato foi realizado na abertura dos trabalhos do último dia do Seminário Internacional Reforma e Avaliação da Educação Superior - Tendências na Europa e na América Latina, em São Paulo.
O presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), Hélgio Trindade, saudou a criação de um espaço de cooperação entre os países que trabalham na mesma perspectiva de promover a qualidade na educação superior. "Para a Conaes, que deu início às suas atividades há pouco mais de seis meses, representa um grande avanço rumo à melhoria da qualidade do ensino superior", afirmou.
Pesquisas - Com a assinatura do mecanismo, o Brasil poderá promover com qualquer um dos quatro países debates, seminários, cursos e realizar pesquisas e publicações. Para o diretor de Programas da Agência Nacional de Avaliação e Qualidade da Espanha, Gaspar Rosselló Nicolau, é cada vez mais necessário o estabelecimento de formas mútuas de trabalho na área da qualidade do ensino superior. "Iniciamos este processo de colaboração para evoluir em todos os processos em debate", ressaltou.
O integrante do Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior de Portugal, Virgílio Meira Solares, destacou o fato do seu país realizar a primeira atividade com o Brasil apenas dois meses depois da assinatura de um acordo de cooperação na área educacional.
Repórter: Ivone Belem