MEC debate reforma universitária em Macaé (RJ)
O Conselho Estudantil de Entidades de Base (CEEB) organiza, amanhã, 30, um debate sobre a reforma universitária e a interiorização da universidade pública federal. O evento será realizado às 18h30, no teatro do Centro de Cultura, Rua Rui Barbosa, Centro, Macaé (RJ).
Participarão do debate os grêmios estudantis do Ginásio Público de Ensino Fundamental e Médio 393 e Cefet (extensão de Campos); os diretórios de administração, ciências contábeis e direito da UFF; Diretório Acadêmico da Escola Municipal Professor Cláudio Moacyr; Diretório da Faculdade Salesiana; Diretório da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (Femass) e Diretório Estudantil do Pólo Universitário de Rio das Ostras. Além do representante do Ministério da Educação no Rio de Janeiro, William Campos.
O representante do MEC no estado receberá um documento contendo as propostas de emendas elaboradas, discutidas e deliberadas pelo CEEB, fórum máximo do movimento estudantil macaense.
Para a coordenadora do Núcleo de Educação Cidadã do PT Macaé, professora Maria das Graças Gomes Franco, o debate é fundamental para o desenvolvimento do ensino no Brasil.
"É um momento democrático, oportuno para expor as idéias. As cidades do interior estiveram afastadas de todas as discussões, agora nós queremos ter voz e voto nos debates para a transformação da educação em nosso País", diz Maria das Graças.
Segundo ela, é muito difícil para os alunos de áreas mais carentes conseguirem entrar para a faculdade pública. Apesar do ProUni garantir cotas para negros no ensino superior, as cidades do interior também precisam ter as suas universidades federais.
(Assessoria de Imprensa - Remec/RJ)