Tarso Genro recebe ex-ministro da Educação Murilo Hingel
O ministro Tarso Genro recebeu nessa terça-feira, 29, o ex-ministro da Educação, Murilo Hingel, que veio apresentar a instituição que representa, a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC). Hingel também informou que a CNEC fará sugestões ao anteprojeto da reforma do ensino superior, cujo prazo termina hoje, 30. A CNEC, que tem como objetivo promover a formação integral das pessoas a partir da educação com excelência e compromisso social, já possui 62 anos.
O ministro falou sobre a possibilidade dessas instituições integrarem o programa Escola de Fábrica, criado para reforçar a educação profissional no país, e garantiu que a CNEC obterá resposta quanto às propostas que serão encaminhadas ao MEC para a reforma.
Conforme o ex-ministro Murilo Hingel, a CNEC, neste momento, quer fazer o mesmo que fez no passado: oferecer ensino superior nas regiões próximas aos grandes centros urbanos. "Queremos levar ensino superior ao interior do Brasil, especialmente ao Nordeste, Centro-Oeste e Norte. Cursos que atendam às necessidades sociais e que estejam voltados para o desenvolvimento regional", explicou Hingel.
A CNEC mantém 20 instituições de ensino superior e 293 escolas de educação básica. São mais de 130 mil alunos, dos quais 17 mil estão matriculados no ensino superior. Desses, 101 estudam com bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Repórter: Cristiano Bastos