Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Escola que Protege recebe projetos
Início do conteúdo da página
Educação superior

SESu discute crédito educativo no Panamá

  • Segunda-feira, 04 de abril de 2005, 08h45
  • Última atualização em Segunda-feira, 28 de maio de 2007, 07h59

A Cidade do Panamá sedia, entre os dias 5 e 8, o XXI Seminário Internacional sobre Crédito Educativo. O evento contará com a participação de países da América do Sul e Caribe e tem o objetivo de qualificar e melhorar tecnicamente as instituições e os programas de crédito educativo da América Latina. A experiência do governo brasileiro com o crédito educativo será apresentada pelo coordenador-geral de Relações Estudantis da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC), Leonel Cunha.

O especialista mostrará formas de diminuir a inadimplência que, por exemplo, sofrem programas como o crédito educativo, o antigo Creduc, que chegou ao índice de 89% de devedores, e o Fies (Financiamento Estudantil), que beneficia cerca de 319 mil alunos. "O enfoque será na história do Creduc e na redução da inadimplência, pois há alunos que não têm o perfil desses programas", afirma Leonel. Para isso, o governo lançou o Programa Universidade para Todos (ProUni), que destina bolsas parciais e integrais a alunos carentes em instituições privadas.

O Leonel Cunha pretende apresentar aos participantes do seminário o programa que visa ceder bolsas a 112 mil estudantes carentes. O governo brasileiro já estuda a possibilidade de criar um programa de manutenção do aluno no ensino superior. "Está em formato de projeto, mas sairá. Queremos capacitar os alunos com potencial, mas que não têm condição de estar na universidade", disse o coordenador-geral.

Expectativa - A meta do governo, de acordo com o especialista, é de que, até 2010, aumente de 9% para 30% o número de jovens de 18 a 24 anos no ensino superior. A expectativa do professor quanto ao seminário é positiva. "É uma grande oportunidade de levar o ProUni e mostrar os programas do governo à população da América Latina e Caribe", acrescentou Leonel Cunha.

Assessoria de Imprensa da SESu

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página