Encontro sobre ações afirmativas reúne universidades públicas em SP
Cerca de 17 instituições públicas de ensino superior do país vão se reunir em São Paulo, durante três dias, no Encontro de Universidades Públicas com Programas de Ações Afirmativas. O evento, promovido pela Coordenadoria para Assuntos da População Negra (Cone) – órgão ligado à Secretaria Especial de Participação e Parcerias –, tem início nesta quinta-feira, 9, e se estende até sábado, 11, no Palácio do Anhangabaú, Viaduto do Chá, nº 15, Centro, São Paulo (SP).
Segundo Antonio Carlos Malachias, coordenador de Assuntos da População Negra, o objetivo do encontro é identificar quais universidades públicas têm e desenvolve o Programa de Ações Afirmativas com recorte racial e os resultados preliminares gerados pela ação. “A intenção também é a de levar mais informações para a sociedade sobre o assunto. No caso, o evento surge como uma rara oportunidade de diálogo entre as universidades públicas e a sociedade civil, em especial os movimentos sociais, pesquisadores, estudantes universitários, pré-universitários e secundaristas interessados na temática do acesso ao ensino superior”, disse Malachias.
O Sistema Público Federal de Ensino Superior é composto por 55 Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), cinco faculdades, cinco centros de educação tecnológica (Cefets) e 45 universidades.
Repórter: Sonia Jacinto