Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Universidade de Sergipe inaugura campus no interior para oferecer cursos na área da saúde
Início do conteúdo da página
Educação superior

Universidade de Sergipe inaugura campus no interior para oferecer cursos na área da saúde

  • Segunda-feira, 21 de dezembro de 2015, 19h17
  • Última atualização em Terça-feira, 22 de dezembro de 2015, 10h42

A cidade de Lagarto, região centro-sul de Sergipe, é, segundo o ministro Mercadante, um polo regional para os cursos da área da saúde (Foto: Marcos Rodrigues/ASN)A Universidade Federal de Sergipe (UFS) inaugurou nesta segunda-feira, 21, com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o Campus Universitário Professor Antônio Garcia Filho, na cidade de Lagarto, na região centro-sul do estado.

O campus é a quinta unidade da UFS e oferece cursos na área de saúde, como medicina, enfermagem, odontologia, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia e nutrição. Em todas as suas unidades, a UFS oferta 5.520 vagas em 113 cursos de graduação, com 24.887 matrículas. A expansão da UFS continua com a criação de mais um campus, no sertão sergipano.

O local ainda tem uma estrutura com o Hospital Universitário de Lagarto, integrante da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O hospital foi inaugurado em 2010 e atende mais de 255 mil pessoas de seis municípios da região centro-sul de Sergipe, com 130 leitos, unidades de urgência e emergência e UTI. A partir de 2016, a unidade passará a ofertar residência multidisciplinar na área de atenção na saúde hospitalar.

Segundo o ministro, a expansão da Rede Federal de Educação desempenha papel importante na interiorização do ensino superior e no desenvolvimento da região. “Aqui é um grande polo para os cursos da área de saúde, que vai melhorar muito a formação na região e está totalmente integrado ao SUS e à saúde pública“, afirmou.

Mercadante destacou a importância das políticas de democratização do acesso nas universidades, como a Lei das Cotas, o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). “O que mais me impressionou neste último censo é que 35% dos jovens concluintes da universidade no ano passado foram os primeiros da família a chegar à universidade, porque nós temos uma política de inclusão e de acesso para as pessoas de baixa renda”, disse o ministro.

Alagoas – Em sua viagem ao Nordeste, ainda nesta segunda-feira, 21, o ministro Aloizio Mercadante esteve em Maceió para assinar o termo de adesão do estado de Alagoas ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), voltado para as regiões Norte e Nordeste. O documento também foi assinado pelo secretário de estado da Educação, Luciano Barbosa.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) foi instituído pela Portaria nº 1.140/2013. Constitui-se de uma série de ações e estratégias entre a União e os governos estaduais para fortalecer o ensino fundamental. O Pacto assegura que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do terceiro ano do ensino fundamental. Sobre a importância do Pacto, o ministro reforçou a necessidade do aprendizado da leitura para o futuro educacional das crianças. “Uma criança que não sabe ler não consegue escrever. Portanto, ela precisa aprender a ler antes de qualquer coisa na escola”, destacou.  

Ainda na capital alagoana, o ministro participou da cerimônia da incorporação da Escola Estadual Marcos Antônio, de Benedito Bentes, ao Instituto Federal de Alagoas (Ifal), como centro de referência. A escola foi inaugurada em 20 de janeiro de 2015. O Ifal tem a proposta de iniciar o primeiro semestre de 2016 com cursos de formação inicial e continuada, além de cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Assessoria de Comunicação Social

Ministro Mercadante inaugura campus da UFS em Lagarto (SE)

Saiba como foi a agenda do ministro em Sergipe e Alagoas

 

 

X
Fim do conteúdo da página