Médicos residentes farão intercâmbio e estágio voluntário
O intercâmbio interinstitucional e o estágio voluntário agora fazem parte do programa de residência médica. As decisões foram tomadas na 4ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Residência Médica (CNRM), realizada nos dias 5 e 6 de julho, em Brasília.
O objetivo do intercâmbio interinstitucional é permitir que regiões carentes tenham programas de residência médica, que servirão de treinamento para os médicos residentes. “Eles devolverão à comunidade o que foi investido neles”, garantiu o diretor do Departamento de Residência Médica e Projetos Especiais na Saúde do MEC (Derem/MEC) e secretário executivo da CNRM, Antônio Carlos Lopes.
Já o estágio voluntário levará o médico residente a regiões carentes e de difícil acesso para prestar serviço, visando sensibilizar os residentes para os problemas sociais do local. “Isso influenciará até mesmo na carreira médica deles”, disse Antônio Lopes. O estágio voluntário tem a duração de 30 a 90 dias.
Na 4ª Reunião Extraordinária da Comissão Nacional de Residência Médica foi discutida também a nova composição do plenário da comissão, que passará a contar com a participação dos presidentes das comissões estaduais de residência médica. “Eles estão diretamente envolvidos com a residência”, afirmou Lopes. Os coordenadores regionais deixaram de participar da plenária e passaram a compor uma câmara técnica de assessoria à secretaria executiva da CNRM. (Assessoria de Imprensa da SESu)