Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Secretários de educação conhecem novo sistema de freqüência escolar
Início do conteúdo da página
Educação superior

Programa de extensão universitária trabalha inclusão social

  • Quarta-feira, 24 de agosto de 2005, 09h48
  • Última atualização em Segunda-feira, 14 de maio de 2007, 11h31

O Ministério da Educação lança na próxima segunda-feira, 29, em Brasília, a segunda edição do Programa de Apoio à Extensão Universitária (Proext). Voltado para projetos que enfocam o desenvolvimento de políticas públicas de inclusão social, o programa envolve R$ 6 milhões e é destinado às universidades públicas federais e estaduais .

Atualmente são financiados cerca de 130 projetos de 49 instituições federais e 16 estaduais. Iguatemy Martins, coordenadora-geral de Relações Acadêmicas da Graduação da Secretaria de Educação Superior do MEC, espera que a edição deste ano possa ampliar a participação das universidades no desenvolvimento de políticas públicas através da extensão universitária.

O programa permitirá que as universidades encaminhem projetos para financiamento na linha da educação de jovens e adultos, políticas públicas de atenção integral à família, combate à fome, erradicação do trabalho infantil, combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, juventude e desenvolvimento social, desenvolvimento urbano, violência urbana, comunidades indígenas, atenção à pessoa idosa e geração de trabalho e renda.

“Todos esses temas foram propostos pelas universidades para desenvolver e interagir com a comunidade na perspectiva de consolidação de políticas públicas no âmbito da inclusão social”, salienta a coordenadora.

Cerca de 10 alunos participam de cada um dos 130 projetos. Mas Iguatemy diz que a dimensão é mais qualitativa do que quantitativa: “É uma espécie de confronto dos ensinamentos da academia com a realidade fora dos muros da universidade”.

Revista – Durante o evento de segunda-feira, que será realizado na sede do MEC, também será lançada a Revista da Extensão Universitária, uma publicação que reúne textos sobre inclusão social, formação continuada de professores e melhoria de qualidade de vida de populações carentes. A publicação terá distribuição nacional em todas as comunidades universitárias, instituições públicas e privadas.

Repórter: Sandro Santos

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página