Assinado o sexto convênio de expansão das federais
O ministro da Educação, Fernando Haddad, assinou nesta sexta-feira, dia 9, o sexto convênio de expansão e interiorização das universidades federais deste ano. Serão destinados R$ 7,5 milhões para a implantação do campus da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Cruzeiro do Sul, o campus da Floresta. Ao todo, serão assinados 11 convênios em 2005. “Esse conjunto de investimentos somará, nos próximos 12 meses, R$ 230 milhões”, informou Haddad.
Na avaliação do ministro, durante toda a história do país, poucas vezes ocorreram investimentos tão substanciais na expansão da educação superior no prazo de um ano. “Muitas vezes, a liberação de recursos atende pressões de momento, o que não tem sido regra na Secretaria de Educação Superior porque os dirigentes conhecem in loco a realidade das instituições em todo o país”, disse Haddad.
Com a assinatura do convênio com a Ufac, serão oferecidos, a partir de 2006, três novos cursos de graduação: enfermagem, ciências biológicas e engenharia florestal, com 120 vagas. As instalações devem estar completas em três anos, quando o campus atenderá cerca de 1,6 mil alunos e contará com 97 professores. Atualmente, a Ufac tem cerca de nove mil estudantes.
Características — Localizada a 600 quilômetros de Rio Branco, Cruzeiro do Sul é uma das regiões de maior biodiversidade do planeta, segundo o reitor da Ufac, Jonas Pereira. “Com a expansão, queremos potencializar essa questão e formar pessoal específico para atuar nessa área”, explicou o reitor. Para o senador Tião Viana (PT-AC), a expansão da Universidade Federal do Acre vai adequar a formação de profissionais para as potencialidades da região.
Na próxima semana, serão assinados outros dois convênios, com as universidades federais de Pernambuco e de Alagoas. A Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC) estima que cerca de 27 mil alunos serão beneficiados com a expansão universitária até 2007.
Repórter: Flavia Nery