Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Escolas do Rio Grande do Norte recebem aparelhos de DVD
Início do conteúdo da página
Educação superior

Ouro Preto sediará Conferência Nacional da Educação Superior

  • Terça-feira, 01 de novembro de 2005, 13h11
  • Última atualização em Terça-feira, 15 de maio de 2007, 10h55

O Ministério da Educação realizará em Ouro Preto, Minas Gerais, em junho do próximo ano, a 1ª Conferência Nacional da Educação Superior (Conesu). Estarão reunidos diversos segmentos da comunidade acadêmica — estudantes, dirigentes das instituições federais, gestores, pesquisadores, especialistas e representantes da sociedade civil. São esperados cerca de 1,5 mil participantes.

Em 25 de outubro último, o secretário de Educação Superior do MEC, Nelson Maculan, assinou a Portaria nº 79, que cria grupo executivo para dar apoio técnico, administrativo e operacional à conferência. O grupo tem representantes do MEC e da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Na conferência, será feito um balanço das políticas de educação superior no período de 2003 a 2006 e discutidos os novos rumos desse nível de ensino no Brasil. Pretende-se, ainda, elaborar uma agenda, a Carta de Ouro Preto, para fortalecer o sistema brasileiro de educação nos próximos quatro anos. Os eixos temáticos da Conesu são regulação, avaliação e supervisão; expansão e democratização do acesso ao ensino superior; políticas afirmativas e inclusivas; gestão democrática e autonomia e financiamento da educação superior.

Diálogo — Paulino Motter, assessor do Departamento de Políticas da Educação Superior, destaca que a Conesu será um espaço de diálogo, com representação plural e democrática. Entre as razões para realizar a conferência, Motter destaca a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que estará completando dez anos; a reforma da educação superior, cujo anteprojeto deve ser debatido no Congresso Nacional, e o Plano Nacional de Educação, cujos resultados alcançados nos primeiros cinco anos serão avaliados, bem como os desafios para o cumprimento de suas metas.

Além do grupo executivo, que se reunirá nos próximos dias, a Conesu conta com um grupo de trabalho formado por especialistas e lideranças acadêmicas. Sua função é elaborar a proposta básica da conferência — temas, programação, formato e metodologia. A conferência terá, ainda, um comitê consultivo, com representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica e científica.

Repórter: Susan Faria

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página