Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Agenda: Mestrado em ensino de ciências
Início do conteúdo da página
Educação superior

Governo federal investe na interiorização da educação superior

  • Terça-feira, 16 de maio de 2006, 16h20
  • Última atualização em Sexta-feira, 18 de maio de 2007, 10h04

Foto: Júlio César PaesO ministro da Educação, Fernando Haddad, destacou nesta terça-feira, 16, durante a abertura do ano letivo e inauguração do campus avançado da Universidade de Brasília (UnB), em Planaltina (DF), que 68 cidades do Brasil, em 18 estados, mais o Distrito Federal estão recebendo investimentos do governo federal para interiorizar a educação superior no país. Segundo o ministro, a cada ano serão 30 mil novas vagas nestas localidades, gerando 120 mil vagas a cada ciclo universitário. “A educação superior no Brasil tem praticamente 170 anos. Neste governo, estamos aumentando em um quarto, em quatro anos, tudo o que foi feito de expansão nesse período de tempo”, afirmou o ministro.

Haddad disse que, no caso do ensino técnico, essa expansão é ainda maior. Conforme ele, o MEC está aumentando em um terço a oferta de vagas em escolas técnicas federais com a inauguração, até o final de 2007, de 59 novas escolas técnicas em todo o território nacional. O ministro frisou que os investimentos na educação superior não retiram recursos da educação básica e citou o Fundo da Educação Básica (Fundeb), em tramitação no Congresso Nacional, que disponibilizará recursos da União de cerca de R$ 5 bilhões para a educação básica. “O MEC procura não descuidar de nenhuma modalidade e nível da educação pública no país.”

O ministro da Educação também destacou que as universidades, hoje, têm que nascer integrando ensino, pesquisa e extensão. “O campus de Planaltina prova que é possível nascer com essa vocação multidisciplinar.”

Papel da universidade – Para o reitor da UnB, Timothy Mulholland, a criação do campus avançado em Planaltina significa uma guinada de pensamento sobre o papel da universidade no Brasil. Na opinião dele, a universidade brasileira é uma instituição urbana voltada para questões científicas gerais. No entanto, a idéia do campus de Planaltina, segundo Timothy, é criar uma instituição regional. “Essa é uma conquista da sociedade brasiliense, de ter uma universidade voltada para as necessidades da região, que é predominantemente agrária. O regional é o que há de mais novo, é o conceito de algo que enfoca uma região e os problemas locais”, observou.

O campus da UnB em Planaltina, que tem uma área de 30 hectares, fica no Bairro Nossa Senhora de Fátima. Sua estrutura física compreende um prédio com 12 salas de aula, laboratório de informática, auditório, salas dos professores, administração e segurança, copa e banheiros. Em funcionamento há três semanas, o campus abriu com 70 alunos dos cursos de gestão de agronegócios e licenciatura em ciências naturais e está com inscrições abertas para novo vestibular, agora com 80 vagas para estes mesmos cursos.

Repórter: Cristiano Bastos

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página