Rondonistas chegam a áreas rurais de Minas
Equipes do Projeto Rondon estarão reunidas nesta quinta-feira, 16, às 20h, na Praça da Matriz de Gouveia, cidade mineira a 250 km de Belo Horizonte. Os rondonistas farão palestras para lideranças locais sobre turismo rural e cooperativismo. “Vamos falar também sobre o Projeto Rondon. A hora será de popularizar o projeto”, explica a estudante Sarah Valle Abrahão, dos cursos de direito e gestão de agronegócios do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), de Minas Gerais.
Na próxima sexta-feira, 17, pela manhã e à tarde, seis dos 17 rondonistas de Araxá que estão em Gouveia visitarão as comunidades rurais de Cuiabá e Barão de Guacuí, onde discutirão turismo, cooperativismo e desenvolvimento sustentável. “Gouveia tem belas cachoeiras, trilhas e forte potencial para o ecoturismo’, comenta o professor Carlos Manoel de Oliveira, da Uniaraxá.
Feira – No sábado, 18, os rondonistas irão à Feira do Produtor de Gouveia verificar as condições de transporte e comercialização da produção local e depois fazer um relatório a ser apresentado à prefeitura do município. No dia 22 de fevereiro, às 20h, o professor Carlos Manoel fará palestra sobre agroturismo para lideranças de Gouveia. “A execução das atividades no Rondon está de acordo com o planejamento. Os alunos estão entusiasmados, são dedicados e querem dar o melhor de si”, diz o professor.
Ontem, os 17 rondonistas prestigiaram a posse dos 153 novos funcionários da prefeitura de Gouveia, que pela primeira vez realiza um concurso público. “Estamos vivendo experiências diferentes. O grupo é heterogêneo no conteúdo científico, mas muito homogêneo nos ideais de servir. Todos vieram comprometidos com o trabalho”, explica a secretária de Saúde e professora de Direito em Araxá, Lídia Jordão Cunha, coordenadora-geral dos rondonistas em Gouveia.
Repórter: Susan Faria