Observatório Mundo Acadêmico recebe inscrições
Termina nesta sexta-feira, 10, o prazo para que as universidades federais encaminhem propostas para participação no projeto-piloto do Observatório Mundo Acadêmico. A implantação do observatório permitirá maior integração entre alunos e professores das universidades, com o uso de laboratórios de informática já instalados nas instituições.
O compartilhamento de informações permitirá a professores e pesquisadores a divulgação dos conteúdos curriculares de suas disciplinas e produções acadêmicas. Aos alunos e à sociedade será oferecido acesso irrestrito aos conteúdos curriculares e à produção científica, com eventuais cooperações na construção participativa do conhecimento acadêmico.
O projeto é uma ação de inclusão digital do Ministério da Educação resultante da integração de esforços da Secretaria de Educação Superior (SESu) e da Secretaria de Educação a Distância (Seed), com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
“Embora 68% dos brasileiros não conheçam a internet, sabe-se que 41% dos que a utilizam o fazem com finalidades educacionais, segundo pesquisa Ipsos de setembro de 2005. Mesmo representando uma pequena parcela da população nacional, pode-se considerar um público razoável que tende a crescer diante de incentivos de acesso à tecnologia e de inclusão digital”, afirma Irla Bocianoski, consultora da SESu e coordenadora do Projeto Observatório Mundo Acadêmico.
Carência – O MEC identifica uma carência na educação superior a respeito da utilização da internet como meio efetivo de comunicação entre professores e alunos. O Projeto-Piloto validará a ferramenta de publicação de conteúdos. Este material será de domínio público e qualquer pessoa poderá ter acesso, professores, pesquisadores, alunos e sociedade.
“O Observatório Mundo Acadêmico é uma ação pioneira no Brasil. Vai beneficiar professores e alunos, facilitando o domínio de uma ferramenta já disponível e colaborando para consolidar uma formação de qualidade”, concluiu Irla Bocianoski. Mais informações podem ser obtidas na página eletrônica do Observatório, no link Projeto-piloto. Contatos podem ser feitos pelo correio eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
José Leitão