Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Perguntas Frequentes > Prouni > O que o aluno concorrente ao ProUni deve fazer depois de ter sido pré-selecionado em primeira, segunda ou terceira chamada?
Início do conteúdo da página
Educação superior

Encontro debate integração do ensino superior em três continentes

  • Quinta-feira, 27 de abril de 2006, 11h57
  • Última atualização em Quinta-feira, 24 de maio de 2007, 05h09

Instituições de ensino superior dos países da América Latina, Caribe e União Européia devem ficar mais próximas e compartilhar mais experiências. Dirigentes e especialistas trabalham para isso na 10ª Reunião do Comitê de Segmento da Alcue, no Hotel Ponta Verde, em Maceió. Um dos objetivos do encontro, que prossegue até sexta-feira, dia 28, é desenvolver o portal eletrônico do Espaço Comum da Educação Superior América Latina e Caribe – União Européia (Alcue).

Na realidade, o portal já existe, em quatro idiomas (inglês, português, espanhol e francês), mas a intenção é melhorá-lo e aumentar a quantidade de acessos. Hoje, ele apresenta suas origens, países componentes, projetos e programas, áreas temáticas, fórum e cátedras, além de uma agenda de notícias e uma biblioteca da educação superior.

Na reunião em Maceió, com a participação de dirigentes da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), além dos representantes de diversos países, os grupos discutem meios de facilitar para os estudantes de graduação a mudança de universidade em um mesmo país ou em países diferentes com garantia de reconhecimento acadêmico. Outra pauta é a criação de um selo do comitê, também importante para a divulgação da Alcue.

Histórico — A Alcue nasceu logo após a Conferência de Cúpula do Rio de Janeiro, em 29 de junho de 1999, na qual chefes de Estado e de governo expressaram a vontade política de intensificar as relações entre os países e identificaram a educação superior como uma das prioridades de ação.

Os objetivos e metas do Espaço Comum Alcue de Educação Superior foram estabelecidos durante a Conferência de Ministros da Educação de países da União Européia, da América Latina e do Caribe, em novembro de 2000, em Paris. Eles assinaram declaração que proclama a educação superior como um bem público, essencial ao desenvolvimento humano, social e tecnológico.

Mais informações pelos telefones (82) 3325-1266 e (82) 3327-3687.

Susan Faria

Leia mais...
Brasil discute mobilidade acadêmica entre Europa, América Latina e Caribe

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página