Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Resultados fomentam política de avaliação especial pela melhoria do ensino superior
Início do conteúdo da página
Educação superior

Inscrições para UFABC terminam dia 16

  • Terça-feira, 13 de junho de 2006, 06h47
  • Última atualização em Sexta-feira, 18 de maio de 2007, 10h39

Terminam nesta sexta-feira, 16, as inscrições para o primeiro vestibular da Universidade Federal do ABC (UFABC). A instituição integra a política de expansão da rede pública de ensino superior. A intenção do governo é ampliar as chances de estudo de jovens que moram em municípios afastados das antigas universidades federais.

Candidatos socialmente carentes têm isenção da taxa de inscrição. No mês passado alguns deles apresentaram documentos à instituição comprovando ter renda familiar igual ou inferior a R$ 377,49; não estar cursando ou ter concluído curso superior; ter cursado ou estar cursando, até o final do ano, o ensino médio em escola pública ou particular, com concessão de bolsa de estudo integral; ou ter feito a Educação de Jovens e Adultos. A lista com os 2.713 candidatos contemplados com a isenção e as informações sobre as inscrições podem ser consultadas na página da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp).

Serão ofertadas 1.500 vagas no curso de Ciência e Tecnologia (BC&T), sendo 750 no período diurno e 750 no noturno. O curso terá duração de três anos e, a cada trimestre, 500 alunos, dos 1.500 aprovados, começarão suas aulas. A primeira turma começa no dia 11 de setembro. A segunda, no dia 29 de janeiro de 2007, e a terceira, no dia 21 de maio do próximo ano. Após o término no curso de BC&T, os alunos poderão optar por completar os cursos de bacharelado ou licenciatura em física, química, biologia e matemática e ciências da computação em um ano ou ingressar na carreira de engenharia. Os cursos de formação de engenheiros terão duração de dois anos. O objetivo é oferecer uma grade curricular dinâmica, que se adapte e antecipe necessidades do mercado. A escolha por uma dessas alternativas deve ser feita no final do segundo ano letivo do curso de BC&T.

A criação da instituição atende a uma demanda antiga da população dos sete municípios que compõem o Grande ABC. Mais informações sobre o vestibular podem ser obtidas na página eletrônica .

Repórter: Raquel Maranhão Sá

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página