Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Base Comum busca reforçar articulação com as etapas do ensino fundamental e do médio
Início do conteúdo da página
Educação superior

Campus atende 1,3 mil alunos no Pará

  • Segunda-feira, 02 de julho de 2007, 14h50
  • Última atualização em Quarta-feira, 25 de julho de 2007, 09h28

Belém — A interiorização dos campi da Universidade Federal do Pará (UFPA) começou antes do programa de expansão universitária do Ministério da Educação. E serviu de exemplo. O campus de Castanhal, município a 70 quilômetros de Belém, atende uma demanda crescente do nordeste paraense, região que tem a maior concentração urbana do estado.

 Com localização estratégica, o campus oferece fácil acesso e recebe alunos de 57 municípios próximos. Cerca de 1,3 mil estudantes estão distribuídos nos cursos de licenciatura em letras, pedagogia, matemática e educação física e de medicina veterinária. Os dois últimos foram implantados em 2000.

A aluna Eneida Fádell, do último período do curso de educação física, mora em Ananindeua. Todos os dias, ela percorre quase 70 quilômetros para chegar a Castanhal. “É o curso que eu sempre quis fazer, mas não tinha aqui na região. Quando foi implantado em Castanhal, não hesitei. A distância, para mim, é pequena”, calcula.

As atividades de extensão da UFPA em Castanhal tiveram início em 1978, mas as instalações do campus só foram construídas em 1995. Agora, com os recursos do programa de expansão universitária, a infra-estrutura passa por expansão. Há dois anos, foi inaugurado o auditório. Em construção, estão o complexo esportivo e o hospital veterinário. Para o ano que vem, espera-se a reestruturação do espaço de convivência e a construção do bloco administrativo e do alojamento estudantil, hoje provisórios.

Eziquiel de Morais, aluno do primeiro semestre de medicina veterinária, anseia pelas novas instalações. Ele morava no Amazonas e foi estudar em Castanhal. “Ainda faltam laboratórios para as aulas práticas. Espero que fiquem prontos logo. Mas estou satisfeito com o curso”, diz.

Além da ampliação da infra-estrutura, também podem ser criados  outros cursos. Segundo o coordenador do campus, Adriano Sales, a universidade pretende implantar o mestrado em medicina veterinária até 2009. Ele também afirma que, no futuro, deve haver cursos na área de tecnologia. Cerca de 70 professores e 46 técnicos administrativos atuam no campus. Até hoje, em torno de 1,4 mil alunos foram graduados em Castanhal. Por ano, são formados em média 200 estudantes.

Letícia Tancredi

Confira outras notícias da Caravana da Educação

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página