Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Estudantes devem ficar atentos a irregularidades em instituições
Início do conteúdo da página
Educação e saúde

Hospital das Clínicas de Porto Alegre inaugura 10 primeiros leitos de novo CTI

  • Sexta-feira, 03 de abril de 2020, 19h01
  • Última atualização em Segunda-feira, 06 de abril de 2020, 16h03

Investimento realizado pelo MEC permitiu a criação de 105 novos leitos na unidade de saúde que é referência no atendimento a casos graves de covid-19


Já estão prontos os 10 primeiros leitos de terapia intensiva para o tratamento da covid-19 do novo Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Eles poderão ser utilizados a partir da próxima terça-feira, 5 de abril.

Com recursos do Ministério da Educação (MEC), 105 novos leitos serão implementados na unidade até junho. O número representa uma ampliação na capacidade do hospital, que conta com 53 leitos atualmente. A ação foi possível devido ao repasse de R$ 57 milhões do ministério.

A diretora-presidente do hospital, Nadine Clausell, disse que os novos leitos representam um avanço para a saúde. “O Clínicas está cumprindo seus compromissos, mesmo em meio às dificuldades operacionais para instalar uma estrutura tão complexa. Diferentes equipes se mobilizaram, respeitando as necessidades de isolamento e distanciamento, para aprontar tudo com qualidade e segurança”, ressaltou.

A obra física do novo CTI foi entregue em outubro de 2019. Com o surgimento da pandemia de Covid-19, o MEC liberou no início de março, emergencialmente, os recursos para que o hospital comprasse os equipamentos e pagasse as despesas de custeio para colocar a unidade em funcionamento.

O CTI será implementado de forma gradual, por módulos, conforme as necessidades relativas ao avanço da pandemia e a velocidade de contratação de equipes para atuarem na área. O HCPA é uma instituição pública e universitária, integrante da rede de hospitais universitários do MEC e vinculada academicamente à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Para o reitor da UFRGS, Rui Oppermann, a relação do Clínicas e da universidade com a comunidade fica fortalecida por meio do compromisso com a educação e a saúde. “Para nós da UFRGS, termos o Clínicas como hospital escola é a garantia de uma formação profissional baseada nas melhores práticas em benefício da população”.

Melhorias – A construção do prédio do novo CTI teve início em 2014 e foi concluída no ano passado. A nova unidade de terapia intensiva e outro edifício anexo ampliaram a área física do HCPA em quase 70%. As obras foram realizadas com recursos do MEC. Cerca de R$ 504 milhões foram investidos nas melhorias.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do HCPA

Assunto(s): MEC , HCPA
X
Fim do conteúdo da página